Programa contra Brucelose é apresentado para a ABIEC
Programa Mato Grosso contra a Brucelose é apresentado para a ABIEC.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) apresentaram à Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (Abiec) e ao JBS o programa “Mato Grosso contra a Brucelose”. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (25/07), na sede da Abiec, em São Paulo.
Durante o encontro também foi discutido o apoio dos frigoríficos em receber os animais reagentes e o pagamento integral da carcaça, tendo em vista, que a carne dos animais reagentes (com anticorpos) para brucelose é liberada para consumo, sem risco para a saúde humana.
A Famato foi representada pelo vice-presidente, Francisco Pugliesi de Castro e o analista de Pecuária, Marcos de Carvalho. Da Acrimat participou o diretor-técnico, Francisco Manzi e representando o JBS/Friboi, o diretor executivo Marcelo Zanatta Estevam. O grupo foi recepcionado pelo presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli.
“A reunião foi muito produtiva. Houve um entendimento que devemos unir forças para que o propósito da erradicação da brucelose chegue a um bom termo. E sem que nenhum elo da cadeia seja prejudicado com algum ônus. As tratativas continuaram com todos os atores envolvidos até que todos estejam na mesma página”, avaliou o vice-presidente, Francisco Castro.
O projeto tem como base a educação sanitária, com foco na qualidade da vacinação e na adoção de estratégias para manter os rebanhos protegidos contra a brucelose bovina. A iniciativa é do Comitê Consultivo sobre Brucelose de Mato Grosso, instituído em 2017.
O projeto “MT contra a Brucelose” está percorrendo 14 municípios de Mato Grosso, entre os dias 1º de julho a 7 de agosto, com informações para os produtores rurais sobre o tema, incluindo medidas apontadas como o caminho para minimizar a prevalência da brucelose no estado. As duas principais estratégias do projeto dizem respeito a vacinação de fêmeas adultas usando uma vacina especial chamada RB51 para aumentar a imunidade do rebanho no combate à doença e a eliminação da fonte de infecção dentro da propriedade rural.
O trabalho de educação sanitária será mais intenso nas propriedades de pecuária de corte, com ação especifica voltada para as que possuem acima de 200 matrizes.
Comitê Consultivo sobre Brucelose Bovina de Mato Grosso – Instituído em 2017, é presidido pelo Indea-MT e composto por representantes da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Famato, Acrimat, Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Associação de Frigoríficos de Mato Grosso (Asfrigo-MT), Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu de Mato Grosso (ABCZ-MT), Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT).
Histórico da doença em MT – Um estudo realizado em 2002 demonstrou uma prevalência de brucelose em Mato Grosso de 41,2% de focos e 10,2% de animais. No mesmo ano, o Serviço Veterinário Oficial iniciou as ações preconizadas no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose com implantação do programa de vacinação e ações complementares para diminuir a prevalência da brucelose bovina no estado.
Em 2014, um segundo estudo analisou novamente a situação da brucelose bovina que revelou uma prevalência de 24% de focos e 5,1% de animais, uma redução significativa em relação ao estudo realizado em 2002. Mas os resultados demonstram valores de prevalências de focos ainda expressivos em todo o estado.
Fonte: Famato.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











