Alemanha recebe pesquisadores

Compartilhar

Cientistas do Brasil, da França e da Alemanha se reúnem até sexta-feira, no laboratório central da empresa alemã BASF, na cidade de Limburguerhof, com o objetivo de debater medidas que permitam ampliar o número de países signatários de normas de qualidade da ISO aplicáveis a vestimentas de proteção, usadas por trabalhadores aplicadores de defensivos. O encontro terá como base estudos desenvolvidos no Brasil pelo Programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (IAC – Quepia).

Resultado de uma parceria público-privada entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), sediado na cidade paulista de Jundiaí – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado – e a indústria brasileira de vestimentas protetivas, o programa IAC-Quepia completou 10 anos no ano passado.

Atualmente, um dos alvos do programa, coordenado pelo pesquisador científico Hamilton Ramos, é o desenvolvimento de um líquido-teste que venha a ser aceito mundialmente nos testes de avaliação da qualidade e da eficácia protetiva de vestimentas agrícolas.

Esse trabalho, assinala Ramos, vem sendo conduzido em regime de cooperação com a Universidade de Maryland (EUA), representada pela cientista Anugrah Shaw. Ela também participará do encontro, que contará ainda com a presença de técnicos da área de formulação da BASF e de representantes de laboratórios europeus.

O grupo de cientistas, explica Ramos, integra o Consórcio Internacional de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura e figura no quadro de membros da ISO, a entidade internacional responsável pelo desenvolvimento de normas certificadoras de qualidade para diferentes segmentos da indústria global.


Segundo Ramos, a expectativa é de que a reunião da Alemanha resulte em ações que permitam acelerar a adoção global da norma ISO 27065, específica para vestimentas protetivas. Para ele, a comprovação da eficácia desses produtos está atrelada, sobretudo, à disponibilidade de estruturas adequadas à realização de testes padronizados de resistência e segurança, ante uma extensa quantidade de matérias-primas comercializadas nas diferentes regiões do globo.

Revista Cultivar


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!