Produção de etanol do centro-sul bate recorde - Agron Agronégocios Online

Produção de etanol do centro-sul bate recorde

Compartilhar

Produção de etanol do centro-sul bate recorde pela 3ª safra seguida.

A produção de etanol do centro-sul do Brasil, que responde por mais de 90 por cento do total do país, aumentou 7,6 por cento na comparação anual e marcou o terceiro recorde seguido, em meio a uma moagem de cana com volumes históricos que priorizou a fabricação do biocombustível em detrimento do açúcar, informou nesta terça-feira a associação das usinas (Unica).

A produção final de etanol do centro-sul totalizou 28,22 bilhões de litros, cerca de 2 bilhões de litros acima da marca histórica anterior, em 2014/15, que já havia subido ante as 25,6 bilhões da temporada de 2013/14.

A moagem de cana da safra 2015/2016 do centro-sul do Brasil, por sua vez, atingiu um recorde de 617,65 milhões de toneladas, aumento de quase 8 por cento ante o ciclo 2014/2015, após usinas da principal região produtora do país terem processando elevados volumes no mês passado, informou nesta terça-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Segundo o diretor técnico Unica, Antonio de Padua Rodrigues, a condição climática favorável ao desenvolvimento da planta ampliou a disponibilidade de matéria-prima, permitindo um crescimento expressivo da moagem na safra 2015/2016 e, ainda, uma sobra de cana-de-açúcar no campo para a temporada que se inicia.


“Todo este aumento da quantidade processada foi direcionado à produção de etanol, contribuindo decisivamente para o abastecimento doméstico”, disse Padua. A produção de etanol ficou acima da projeção inicial de 27,3 bilhões de litros

O resultado forte na entressafra colaborou para os números alcançados no acumulado da safra, com as usinas em condições financeiras mais precárias favorecendo a produção de etanol, que tem maior liquidez que o açúcar de exportação.

Segundo Padua, a quantidade elevada de cana não colhida em 2015, a necessidade de geração de caixa devido à situação financeira difícil de boa parte das empresas e o clima mais seco favoreceram o processamento da cana no mês de março, que alcançou a marca inédita de 19,33 milhões de toneladas.

A Unica afirmou ainda que, em conjunto com o Centro de Tecnologia Canaviera e demais sindicatos e associações da região centro-sul, está concluindo as análises dos dados para divulgar a sua estimativa para a safra 2016/2017 até o final do mês de abril.

AÇÚCAR

A produção de açúcar do centro-sul, em contrapartida, somou 31,22 milhões de toneladas na safra 2015/2016, com queda de 2,48 por cento sobre 2014/2015 e abaixo da previsão inicial de 31,8 milhões de toneladas.

A Unica registrou queda na produção de açúcar pela segunda safra seguida.

O recorde de produção de açúcar do centro-sul, que responde por grande parte da produção do maior produtor e exportador global do adoçante, foi registrado em 2013/14, quando somou 34,3 milhões de toneladas.

Se a moagem e a produtividade surpreenderam pela melhor condição climática, a qualidade da matéria-prima piorou muito na safra 2015/2016, ressaltou a Unica, o que também tem impacto na produção de açúcar.

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) totalizou 130,51 kg por tonelada de cana-de-açúcar, frente aos 136,45 kg por tonelada verificados na safra 2014/2015.

De acordo com dados levantados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a produtividade agrícola da lavoura colhida atingiu 83 toneladas por hectare nesta safra, o melhor desempenho desde 2010 e superior às 74 toneladas por hectare observadas em 2014/2015.

Fonte: Reuters. Autor: Roberto Samora.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!