Categories: Agricultura

Safra de cana 16/17 crescerá por tempo favorável

Safra de cana do centro-sul em 16/17 crescerá por tempo favorável, diz Agroconsult.

A safra de cana do centro-sul do Brasil na temporada 2016/17 deverá crescer para entre 615 milhões e 630 milhões de toneladas, ante 600 milhões de toneladas na safra atual, estimou a consultoria Agroconsult nesta sexta-feira.

Publicidade

Segundo a consultoria, o desenvolvimento das lavouras para a próxima safra é o melhor desde 2010, após chuvas em bom volume que atingiram praticamente toda a região de produção, que responde por cerca de 90 por cento da safra nacional.

A produção de açúcar do centro-sul também deverá subir. A consultoria estimou o volume na nova safra no intervalo entre 32,9 e 33,7 milhões de toneladas, ante 32 milhões de toneladas esperados para a safra corrente.

“Essa primeira estimativa é baseada nos índices de vegetação. Estamos vendo a melhor rebrota desde 2010”, disse Fabio Meneghin, analista de açúcar e etanol da Agroconsult, durante uma apresentação a jornalistas.

Essa é a primeira projeção para a nova safra do centro-sul feita por uma consultoria independente, confirmando expectativas de que o fenômeno climático El Niño, que geralmente traz mais chuvas ao sul do país, poderia melhorar os prospectos para a produção de cana.

A produção total de etanol em 2016/17 também foi projetada para crescer. Deverá ficar no intervalo entre 27,8 bilhões e 28,5 bilhões de litros, ante 26,8 bilhões de litros na temporada atual.

Meneghin espera que o mix de produção das usinas na nova safra não seja tão favorável ao etanol quanto neste ano, já que as condições de mercado mudaram após a alta recente do açúcar no mercado internacional.

A Agroconsult estima que as margens de lucro na venda de açúcar subam de 17 por cento em 2015/2016 para 20 por cento em 2016/17. Os ganhos com vendas de etanol deverão cair de 17 por cento para 14 por cento, a não ser que venha por aí mais uma mudança na tributação (Cide), o que alteraria esses cálculos.

A consultoria estima que um volume de aproximadamente 20 milhões de toneladas de cana fique nos campos nesta safra por impossibilidade de colheita, após os atrasos no processamento causados pelas chuvas.

Fonte: Reuters. Autor: Marcelo Teixeira.

Marcelo Ramos

Published by
Marcelo Ramos

Recent Posts

Novilha Gorda: Confira a tabela de preços em 30 regiões

Acompanhe a cotação atualizada da novilha gorda em todo o Brasil. Veja os preços à…

3 horas ago

Preço da Vaca Gorda: O que os novos números dizem ao produtor?

Acesse os números atualizados do preço da vaca gorda nas principais regiões pecuárias do Brasil.…

3 horas ago

Preço do Boi China: O valor real pago pela arroba hoje

Confira o preço do boi china praticado hoje nos principais estados do Brasil. Veja a…

5 horas ago

Boi Gordo: O detalhe na tabela que o mercado não esperava

Confira a tabela atualizada do Preço do Boi Gordo em todo o Brasil. Analisamos as…

5 horas ago

Preço da Soja: Veja a cotação em 32 praças do Brasil

Confira a tabela completa do preço da soja nas principais cidades produtoras do Brasil. Analise…

6 horas ago

Preço do milho: Confira a tabela completa por estado hoje

O preço do milho apresenta variações regionais significativas com a pressão da safrinha e fretes.…

6 horas ago

This website uses cookies.