Volume de chuva em 2015 aumenta a safra de cana

Compartilhar

A safra 2015/2016 terá um pequeno aumento da produção e produtividade, basicamente em função do maior volume de chuvas. Apesar de muita “cana bisada” (cana que não pode ser colhida e fica no campo para a próxima safra) e o envelhecimento do canavial, a safra 2016/2017, segue com o cenário produtivo semelhante ao da safra 2015/16.

O destaque vai para o etanol, com crescimento do mercado interno, via aumento da mistura na gasolina, retorno parcial da CIDE e diminuição de alíquotas de ICMS em alguns estados, além do aumento das exportações.

Outro fator que contribui para a importância do etanol é a necessidade das usinas equilibrarem seu fluxo de caixa, o que pode ser feito mais rapidamente com a venda desse produto.

Quanto ao açúcar temos: altos estoques mundiais; preços baixos pressionados pela desvalorização do real; preços subsidiados na Índia e Tailândia e seca na Ásia com a ocorrência do El Ninho. Mesmo assim, dependendo da relação entre a desvalorização do real e a queda do preço do produto em dólar, podem surgir boas oportunidades de comercialização para as usinas brasileiras.

Na safra 2016/2017, a persistente diminuição do investimento em tecnologia e dos gastos na manutenção dos canaviais, em função da baixa liquidez dos produtores, pode refletir em menores ganhos de produtividade do que é esperado.

Anuncio congado imagem

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Rogério Avellar, em termos mercadológicos, três fatores podem influenciar o setor: o aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina (estimula a competitividade do etanol), o maior volume de chuvas no Brasil (proporciona maior produção e produtividade da cana-de-açúcar) e a seca na Ásia em razão do fenômeno El Niño (reduz a oferta de grandes produtores/exportadores de açúcar).

Fonte: CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!