Nova linha da DSM garante uma arroba a mais
Para comprovar a eficácia e os benefícios de linha de suplementos nutricionais Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, a DSM, detentora da marca Tortuga para ruminantes com a exclusiva tecnologia dos minerais orgânicos, realizará a primeira etapa do Tour DSM de Confinamento em 29 de setembro, na propriedade do pecuarista André Bartoci, em Caarapó (MS). Em meio à presença de produtores rurais da região, o objetivo é mostrar os resultados gerados por esta tecnologia lançada este ano e que, neste confinamento, garantiu um ganho de uma arroba a mais por animal.
Segundo Marcos Baruselli, Gerente de Categoria – Confinamento da DSM & Tortuga, a utilização desta tecnologia possibilitou maior eficiência alimentar para os animais, que tiveram uma excelente adaptação à nova dieta no início do confinamento, sem apresentar problemas digestivos, gastrointestinais ou timpanismo. O gado que antes registrava ganho de 1,5 kg ao dia, aumentou essa média para 2 kg. “Definitivamente, ficamos extremamente satisfeitos com o resultado testado do produto, pois esse GPD é inédito no mercado. Por conta desse aumento extra, que ao final do confinamento chega a uma arroba por animal, podemos dizer que, tomando por base animais terminados com 18 arrobas, o pecuarista ganha o equivalente a um boi a mais para cada 18 animais”, avalia.
E tem mais. Segundo Baruselli, os resultados também devem ser excelentes no pós-confinamento. “Além do ganho de peso, esperamos uma melhor conformação da carcaça dos animais. O frigorífico que tradicionalmente abate os animais deste confinamento, em particular, aguarda ansiosamente a chegada dos primeiros lotes para comprovar essa expectativa em razão do acompanhamento próximo que está sendo feito destes animais”, comenta.
Sobre a tecnologia
Os quatro produtos inovadores e exclusivos da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™ foram desenvolvidos pelo departamento de Inovação & Ciência Aplicada da DSM & Tortuga a partir de novos conceitos em nutrição mineral e vitamínica. A união de diversas tecnologias, como o OVN (Optimun Vitamin Nutrition), junto com minerais orgânicos e com os aditivos CRINA e RUMISTAR, originou os seguintes produtos:
– Fosbovi Confinamento CRINA;
– Fosbovi Confinamento CRINA N;
– Fosbovi Confinamento CRINA RUMISTAR;
– Fosbovi Confinamento CRINA RUMISTAR N.
Essa linha de produtos é uma combinação de diversos ingredientes e aditivos cientificamente equilibrados, que garantem diversos benefícios. Entre eles, destaque para a rápida adaptação dos bovinos ao confinamento; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; maior eficiência na digestão dos alimentos; maior ganho de peso; e menor incidência de animais com laminites e acidose. “As vantagens do uso destas novas tecnologias não são percebidas apenas pelos produtores, pois se estendem para toda a cadeia da carne, como a indústria frigorífica, até o consumidor”, diz Baruselli.
O executivo da empresa reforça ainda que tudo isso provém de uma equilibrada associação de macro e microminerais, incluindo o cromo orgânico, além de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis (biotina), e aditivos 100% naturais, como leveduras vivas, CRINA E RUMISTAR.
Tecnologia provada por pesquisa da Esalq/USP
Em 2015, foram realizadas pesquisas com bovinos de corte confinados na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade São Paulo (Esalq/USP – Piracicaba, SP), pelo Prof. Dr. Flávio Portela, do Departamento de Zootecnia. Os resultados provam que o uso dos conceitos inovadores em nutrição mineral e vitamínica são o diferencial para a qualidade superior dos produtos apresentados pela DSM.
O aditivo aromatizante CRINA é indicado para substituir o uso de antibióticos e ionóforos na ração de bovinos confinados, com vantagens significativas na produtividade animal. O CRINA não tem prazo de carência, não deixa resíduo na carne e não possui restrições no comércio mundial de carne bovina, sendo o seu uso altamente recomendado para confinadores que buscam segurança e incrementos de produtividade.
Já o uso do RUMISTAR, aditivo formado pela enzima sintética alfa amilase pura, proporciona uma melhor ambiência ruminal e reduz a excreção de amido nas fezes, proporcionando melhor eficiência alimentar e redução do custo de produção da arroba produzida no confinamento. RUMISTAR faz a hidrólise do amido no ambiente ruminal, transformando o amido em oligossacarídeos, por ser estável com o rúmen (pH e temperatura), sem causar redução no pH ruminal, o que beneficia o controle da acidose e melhora todo o metabolismo energético do bovino confinado. Produtos formulados com essa substância são indicados para confinadores que trabalham com altos teores de milho ou sorgo na dieta.
Além disso, a nova linha de produtos contém, pela primeira vez em confinamentos, o cromo orgânico para garantir o máximo de rendimento de carcaça, além de diminuir a morbidade e ajudar o animal a superar o estresse da fase de adaptação, devido à formula com diversos macro e micro minerais na forma orgânica, como S, Zn, Cu, Se e Co.
Com o lançamento desses quatro produtos, a DSM & Tortuga espera garantir mais conforto ao corrigir as deficiências nutricionais, prevenir os distúrbios nutricionais típicos do confinamento e ainda potencializar a eficiência produtiva e o lucro dos confinadores, que poderão contar com uma maior gama de opções no mercado para potencializar as atividades.
DSM – Bright Science. Brighter Living.™
A Royal DSM é uma empresa mundial baseada na ciência, com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais. A empresa oferece soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiais como alimentos e suplementos dietéticos, cuidados pessoais, rações, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos, peças automotivas, tintas, componentes elétricos e eletrônicos, energia alternativa e materiais biológicos. As ações da empresa são negociadas na NYSE Euronext. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com.
Sobre a Tortuga, a marca para ruminantes da DSM
Desde abril de 2013, Tortuga passou a ser a marca para ruminantes da DSM. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Carbo-Amino-Fosfoquelatos (minerais orgânicos), atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Em 2014, a marca Tortuga completa 60 anos de existência, e desde sua origem tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a DSM passou a ser a maior indústria de suplementos minerais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

