Área de cultivo de soja no Paraná

Compartilhar

Área da soja pode ser a maior já cultivada no Paraná em 2014/15.

Oleaginosa vai ocupar espaços antes ocupados pelo milho e o feijão.

Safra total de grãos esperada no próximo ciclo deve crescer no estado.

 

O Paraná deve aumentar em 3% a área plantada com soja na safra de verão 2014/15, chegando a 5 milhões de hectares. O incremento superior a mais de 140 mil hectares fará o espaço da cultura ser recorde e considerado o maior já registrado. A conclusão é do Departamento de Economia Rural (Deral).

 

Em seu primeiro levantamento com as projeções para a próxima temporada agrícola o Departamento cita que a oleaginosa ganhará espaço sobre outras culturas, principalmente sobre o milho e o feijão. Com mais terras para a oleaginosa e mediante condições climáticas favoráveis, os produtores podem colher 17,1 milhões de toneladas, um ganho de 18% na comparação com o ano passado. 

Anuncio congado imagem

 

Para o Deral, “apesar da retração dos preços da soja nos últimos meses a opção dos produtores pela oleaginosa se deve ao fato de que ainda é o produto mais atrativo em comparação com as outras duas maiores culturas do verão, que são o milho e o feijão”, explica o relatório”, descrevem os técnicos em relatório.

 

De acordo com o Departamento, desde 2010, quando o preço recebido pelo produtor foi de R$ 35,95 a saca de 60 quilos, os preços [da soja] aumentaram 68%. O preço médio nominal mensal recebido pelo produtor no ano de 2014 é de R$ 60,41 por saca, até agosto, cita o relatório.

 

Na nova temporada agrícola o milho primeira safra vai perder espaço. Projeção do Deral é que a área agricultável recue 14%, passando de 665,1 mil hectares para outros 572,6 mil hectares. A produção estimada é 10% inferior a de 2013/14, devendo baixar de 5,4 milhões de toneladas para 4,9 milhões de toneladas.

 

O feijão também perderá área. Os baixos preços provocados pela grande oferta pesaram na decisão do produtor na próxima safra, fazendo-o cultivar 2013 mil hectares, 14% a menos que a safra passada.

 

Segundo o relatório do Deral, “com condições normais de clima, a produção de feijão no verão deverá chegar às 375 mil toneladas, cerca de 7% menor que a safra passada”.

 

A safra total de grãos para a temporada 2014/15 foi projetada pelo Deral em 22,6 milhões de toneladas, volume 10% acima ante a temporada anterior.

 

Fonte: G1 MT.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!