Dicas para não errar na escolha da cultivares de soja

Compartilhar

Cultivares de soja: Artigo traz dicas para não errar na escolha.

 

Considerações importantes na escolha das cultivares de soja a semear na região Sul do MS.

 

Para muitos produtores e técnicos, a escolha das cultivares de soja a serem semeadas na próxima safra é um processo dinâmico e fácil, que se inicia com a observação do desempenho dos novos lançamentos e recomendações em comparação com materiais em cultivo.

 

O que para uns é fácil, para outros é mais complicado. A boa escolha das cultivares para compor o sistema de produção de cada propriedade ou lavoura merece uma análise mais detalhada, isso para que o produtor aproveite o avanço genético das cultivares e tenha uma lavoura mais produtiva e segura contra as adversidades climáticas.

 

Em primeiro lugar, o produtor deve conhecer o nível de acidez e fertilidade do solo, para que, somados aos níveis de correção destes, selecione cultivares mais adequadas sob estes aspectos.

Anuncio congado imagem

 

Em segundo lugar, adequar as cultivares em relação aos talhões diferenciados como: solos de várzea, terras úmidas, áreas mais expostas a déficit hídrico, presença de nematóides, área de 1º ano de lavoura, etc.

 

Em terceiro lugar, temos que adequar as cultivares à época prevista de semeadura, procurando conciliar estas ao período de melhor comportamento (produtividade, altura ideal de plantas, tolerância a seca, etc).

 

Dentro das circunstâncias atuais de cultivo de soja, a melhor época de semeadura vai de final de setembro a meados de novembro. A semeadura mais cedo passa a sofrer maior risco de déficit hídrico, enquanto a semeadura mais tardia, além de correr riscos de perdas por déficit hídrico, sofre maior pressão de pragas e doenças.

 

Por isso consideramos que para o início de semeadura as cultivares de ciclo semi precoce apresentam melhor comportamento, e o ciclo mais adequado vai encurtando para chegar ao final de outubro com as cultivares super-precoces, de grupo de maturidade 5.8 e 5.9, ou ciclo em torno de 103 dias, onde estas se tornam competitivas em produtividade, aliadas à precocidade. Isto é um fator importante para realização da colheita da soja em época favorável ao plantio do milho safrinha.

 

Mas seguindo esta linha de orientação, com certeza o produtor vai concentrar a colheita num período mais curto que o da semeadura, e com isto, aumentam os riscos com adversidades climáticas, tanto no período crítico da cultura, como no período de colheita, além de aumentar a necessidade da capacidade de colheita.

 

Para contornar este problema, a recomendação é semear, em torno de uma semana após o início da semeadura, cultivares de ciclo mais precoce, desde que aptas para o período, no sentido de antecipar o inicio da colheita, assim como no final da semeadura concluir com variedades de ciclo um pouco mais longo para estender o período de colheita.

 

Uma questão importante: a melhor variedade para uma determinada área pode não ser a variedade de maior produtividade da região, mas aquela que mais se adapta as condições da área e época de semeadura.

 

As cultivares de alto potencial produtivo exigem condições de solo favoráveis para que expressem o seu potencial produtivo.

 

É fundamental conhecer as características das cultivares para não incorrer em erros que podem comprometer o bom desempenho de uma nova cultivar.

 

Fonte: Fundação MS.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *