Plantio no cinturão agrícola dos EUA é prejudicado
O progresso do plantio de milho e soja esbarrou na semana passada nas chuvas que atingiram o cinturão agrícola dos Estados Unidos, apontou o Departamento de Agricultura do país (USDA), em relatório semanal de acompanhamento de safra divulgado nesta terça-feira.
A semeadura de milho havia sido concluída em 86% da área prevista na semana encerrada no domingo, 26, ante 71% na semana anterior, mas ainda abaixo da média de 90% dos últimos cinco anos para esse período do ano. O porcentual ficou no piso das estimativas de analistas.
Em Illinois e Iowa, os dois maiores Estados produtores de milho do país, a nova safra havia sido semeada em 89% e 85%, respectivamente, da área projetada para o cereal. O milho teve progressos no desenvolvimento. Cerca de 54% da safra havia emergido até domingo, em comparação com 19% na semana anterior, mas ainda abaixo da média de 67% para essa época.
No geral, os números vieram dentro do esperado, com traders voltando atenções agora para a perspectiva de plantio nesta semana antes de rever projeções de migração de hectares ou perdas, disseram analistas. Agricultores no oeste do Meio-Oeste seguem lutando para retomar os trabalhos no campo por causa da umidade na semana passada. No entanto, produtores do leste do cinturão do milho conseguiram escapar das tempestades e fazer algum progresso. Cerca de 89% da safra de milho de Ohio foi plantada, acima da média de 71% para esta época do ano. Em Indiana, 86% do plantio foi concluído, contra a média de 77% dos últimos cinco anos.
O plantio de soja também avançou ante a semana anterior, mas continua abaixo da média histórica. Até domingo, 44% da safra 2013/14 havia sido plantada, contra 24% há uma semana, mas abaixo da média de 61% para esse ponto do ano, de acordo com o USDA. Traders esperavam plantio em 40% a 50% da área prevista. Segundo o USDA, 14% da safra emergiu, abaixo da média histórica de 30%.
O progresso do plantio de soja refletiu os avanços do milho: áreas no oeste do Meio-Oeste sofreram com a umidade, enquanto no leste o plantio acelerou. A semeadura havia sido concluída em 40% da área projetada para Iowa, abaixo da média de 83%, enquanto que, em Indiana e Ohio, a proporção chegava a 60% e 70%, respectivamente.
O atraso no plantio de soja significa que a metade da área prevista – ou 36 a 37 milhões de acres – serão semeados depois do dia 5, disse Mike Zuzolo, presidente da consultoria Global Commodity Analytics and Consulting. ‘Isso significa que metade da safra pode ficar suscetível a rendimentos abaixo da linha de tendência caso as condições de cultivo não sejam ideais neste verão’, disse Zuzolo.
O plantio seguiu lento para o trigo-de-primavera em Dakota do Norte, devido à chuva. Dakota do Norte é o maior produtor do país de trigo-de-primavera. O cereal, cultivado nas planícies do norte, havia sido plantado em 79% da área prevista até domingo, contra 67% na semana anterior, mas abaixo da média de 86%, de acordo com o USDA. Em Dakota do Norte, agricultores haviam plantado 62% da safra, também abaixo da média de 81%. Apenas 42% da safra de trigo-de-primavera emergiu. A media histórica é de 66% para o período.
Quanto ao trigo-de-inverno, cultivado no centro e sul das Grandes Planícies, no Meio-Oeste e no Delta do Mississippi, 31% das lavouras estavam em condições ‘boas a excelentes’, proporção inalterada ante a semana anterior, mas abaixo dos 54% de um ano atrás. As plantações no sul das Grandes Planícies têm sido prejudicadas por seca e geadas.
O plantio de algodão avançou na semana passada, mas ainda está abaixo da área registrada em igual período do ano passado, segundo o relatório. Até domingo, 59% da safra 2013/14 havia sido implantada, contra 39% há uma semana. Em 26 de maio de 2012, 76% do plantio havia sido concluído. A média entre 2008 e 2012 é de 69%. O clima frio e úmido no Delta do Mississippi e a seca no oeste do Texas havia atrasado a semeadura no início desta temporada. Agricultores provavelmente plantarão cerca de 10 milhões de acres com algodão nesta temporada, em linha com a estimativa do USDA, disse Sharon Johnson, especialista sênior em algodão da corretora Knight Futures.
Fonte: Dow Jones.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











