OMS deverá reavaliar estratégias contra o zika - Agron Agronégocios Online

OMS deverá reavaliar estratégias contra o zika

Compartilhar

Na terça-feira a OMS poderá elevar o alerta internacional em relação ao vírus. É incomum a organização reconvocar a reunião de emergência apenas um mês depois do primeiro encontro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) caminha para elevar o alerta internacional em relação ao zika vírus. Segundo Bruce Aylward, diretor-executivo do Departamento de Surtos da OMS, na terça-feira a entidade realizará uma nova reunião de emergência com os principais cientistas do mundo para reavaliar as estratégias para lidar com o surto.

A informação foi passada nesta segunda-feira (7) pelo diretor durante uma reunião apontando para a relação entre o vírus e a microcefalia. No dia 1º de fevereiro, a entidade declarou apenas a microcefalia como emergência internacional, alertando que ainda não existiam indícios claros da relação com o zika. Porém, para Aylward, agora o cenário “mudou”. “Se compararmos com a situação de um mês atrás, os dados apontam em uma direção. Desde então, muito aconteceu. Passamos de uma evidência muito fraca para uma evidência moderada de associação causal. Mas não podemos provar nada ainda”, afirmou.

O diretor aafirmou que não é comum a OMS reconvocar a reunião de emergência de especialistas apenas um mês depois do encontro inicial. Mas os novos estudos sobre o assunto e a proliferação de casos têm mudado a percepção da organização sobre o caso. Desde janeiro, 41 países relataram casos de zika. Também houve um aumento de três para nove no número de países onde é forte a relação entre o vírus a Síndrome de Guillain-Barré.

Outro fator que pesou na decisão de marcar uma nova reunião foi a visita de Aylward e de outros diretores da OMS ao Brasil. “Não há dúvida de que houve um aumento do número de casos de microcefalia no Brasil e são casos novos e distintos”, disse. Segundo ele, ao visitar Pernambuco, a organização também se deparou com uma situação em que mulheres “não possuem instrumentos para lidar com a situação. Precisamos de diagnósticos. Precisamos de vacinas”, disse.


Quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti, o diretor insistiu para a necessidade de um controle maior. “O Brasil tem o desafio da dengue e já entrou na guerra com o zika sabendo das dificuldades”, indicou.

Link da matéria original

Fonte: Veja Online com Estadão Conteúdo.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!