Agosto vai começar com nova frente fria

Agosto vai começar com nova frente fria e chance de neve no Sul.

Será o segundo mês consecutivo de virada no clima nas regiões Centro-Sul e Centro-Oeste do Brasil.

Uma nova frente fria avança pela América do Sul nos próximos dias, trazendo um período gelado no início de agosto e condições para formação de neve na região sul do Brasil. A mudança esperada para toda a região Centro-Sul do país ocorre com a entrada uma massa intensa de ar polar frio. Será o segundo mês consecutivo de virada com baixas temperaturas, de acordo com a Climatempo. Os meteorologistas ainda não sabem dizer se esta será mais intensa do que a da primeira semana de julho, quando os termômetros chegaram -9,2°C em pontos extremos do Brasil.

Segundo a Climatempo, o clima ameno continua até quinta-feira (1º), na sexta-feira (2/8), porém, o amanhecer será com os termômetros marcando baixas temperatura. Há previsão de neve a qualquer hora do dia nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Planalto Sul catarinense. Além disso, a previsão de frio intenso se estende pelo restante da região Sul, também em diversas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Rondônia, Acre e sul do Amazonas também devem ter um início de agosto com temperaturas mais baixas.

A onda de frio, com temperaturas mínimas de até 5°C em grandes capitais no final de semana, deve durar até terça-feira (06/8). A partir de quarta (07/8) o tempo começará a ficar quente novamente, segundo a Climatempo.


Alguns estados vão marcar temperaturas abaixo de 0°C, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e na parte mais elevada do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro. Uma primeira estimativa mostrou que alguns desses locais, como a parte mais elevada das serras do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no sul do Paraná, podem marcar entre -7°C e -4°C na madrugada do domingo (4/8).

A neve pode aparecer novamente nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e da serra e do Planalto de Sul de Santa Catarina, entre a tarde de sexta-feira (2/8) e a manhã de sábado (3/8). A geada vai aparecer de forma generalizada na região Sul, entre os dias 3 e 7 de agosto. Já no Sudeste, a geada está prevista para a região da Serra da Mantiqueira, entre os dias 4 e 6 de agosto. Por fim, no Centro-Oeste, a previsão de geada é voltada ao Mato Grosso do Sul no dia 4 de agosto.

FONTE: REDAÇÃO GLOBO RURAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile