Caravana Soja Brasil chega a Dourados, MS
Nova etapa do projeto marca a abertura oficial do plantio de soja da safra 2014/2015 no País, em Dourados(MS), nos dias 24 e 25.
Depois de passar por Goiás, o Projeto Soja Brasil chega a Mato Grosso do Sul. Com realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), a terceira edição da iniciativa segue levando conhecimento e capacitação aos produtores das regiões visitadas por meio da Caravana do Soja Brasil.
O veículo equipado com sala de vídeos terá encontros entre sojicultores, palestras de profissionais ligados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) e à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Além da caravana, esta etapa marca a abertura oficial do plantio de soja da safra 2014/2015 nos dias 24 e 25 de setembro, em Dourados (MS). A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS) também participa da realização desta etapa.
A primeira parada da caravana será no município Naviraí (MS), no dia 15 de setembro. Em seguida, a carreta do Canal Rural leva o evento para Maracaju (MS), no dia 17. No dia 19, estará em Chapadão do Sul o (MS). Em cada cidade, a agenda começa com uma apresentação do consultor do Soja Brasil, Áureo Lantmann, fazendo uma retrospectiva sobre as duas primeiras edições do projeto. Os agricultores de Mato Grosso do Sul também acompanharão as palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa Soja Plus. Também assistirão à palestra da Embrapa sobre programa de melhoramento e cultivares de soja, além de apresentações técnicas e vídeos dos patrocinadores do projeto.
“Estas três cidades representam regiões distintas da produção de Mato Grosso do Sul. Maracaju, por exemplo, é nossa maior produção de soja e milho, Naviraí é outro polo forte na produção de grãos e Chapadão representa a agricultura do norte do Estado, que também é referência na produção de oleaginosas”, comenta Lucas Galvan, consultor técnico da Famasul.
A abertura do plantio de soja da safra 2014/2015 no Brasil contará com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e do governador André Puccinelli, entre outras autoridades, no Sindicato Rural de Dourados. Logo após a abertura simbólica do plantio, que acontece na tarde do dia 24, será realizado um Fórum Soja Brasil sobre os cenários da safra 2014/2015. Já o dia 25 terá uma programação mais técnica. A manhã será dedicada ao Workshop “O mapa da helicoverpa”. À tarde, mais uma edição do Fórum Soja Brasil, com o tema ”Uma estratégia contra as pragas”. O Canal Rural e o C2Rural http://c2rural.ruralbr.com.br/ transmitirão ao vivo a solenidade e os fóruns.
O Projeto Soja Brasil tem coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf e Mitsubishi Motors, e o apoio de Yara Brasil Fertilizantes, Intacta e MAN Latin America. Em Mato Grosso do Sul, o projeto tem parceria com o Sistema Famasul, Senar-MS e Aprosoja-MS.
O projeto Soja Brasil
Na segunda edição, o Soja Brasil percorreu mais de 40 mil quilômetros por lavouras brasileiras, de outubro a março. Em outubro, começa a já tradicional Expedição Soja Brasil, com participação de jornalistas e especialistas. O projeto da safra 2014/2015 mostrará ainda outras fronteiras agrícolas como a região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), já visitada na edição anterior.
Fonte: Soja Brasil.


