Falta de oferta de soja traz suporte aos preços
Falta de oferta de soja traz suporte aos preços e não só dólar.
Não é apenas o dólar elevado frente ao real que traz suporte aos preços brasileiros da soja. “Agora, a falta de oferta doméstica é o principal fator de sustentação às cotações”, destacou o consultor e analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, durante a Live de SAFRAS no Instagram desta sexta-feira.
Conforme Gutierrez Roque, o atraso no plantio também leva os preços para cima, pois a safra deve entrar mais tarde no mercado. “Mesmo que o potencial produtivo ainda seja contornável, caso o clima for favorável a partir de agora”, frisa.
Segundo levantamento de SAFRAS & Mercado da última semana, 6% da área brasileira de soja havia sido plantada, ante média de 17%. “Para esta semana, devemos apontar uma área de 10% a 15% semeada, mas bem aquém da média de 30%”, ressalta. Mesmo não impactando ainda no possível rendimento da soja, já é prejudicial às lavouras de milho e algodão safrinha.
A retirada da TEC para importação de soja de países de fora do Mercosul, para o analista, não deve pressionar as cotações, mas abre a possibilidade de compradores buscarem outras origens, como os Estados Unidos. “Deve aliviar, principalmente, no caso do farelo e do óleo de soja”, prevê. Sem a TEC, as importações brasileiras de soja, antes estimadas em 850 mil toneladas por SAFRAS & Mercado, podem chegar a 1 milhão de toneladas.
Ainda sobre os preços internos, Gutierrez Roque acredita que, se o Brasil tiver perdas de produtividade, podem entrar elevados na próxima safra. “Agora, se a safra for recorde, vão perder um pouco de força”, pondera. Conforme ele, os estoques do Brasil estão muito apertados, e tudo vai depender do tamanho da safra para saber se seguirão assim. Por enquanto, SAFRAS % Mercado projeta uma produção de 132 milhões de toneladas para a temporada 2020/21.
Fonte: Agência SAFRAS.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











