PR: Quebra com geadas reduz oferta de sementes

Compartilhar

As geadas registradas em julho e agosto no Paraná – que reduziram em 954 mil toneladas (62%) o potencial da produção de trigo do estado – também afetam a disponibilidade de sementes. Campos dedicados à multiplicação de cultivares foram prejudicados pelo frio intenso, obrigando as empresas a adotarem novas estratégias para garantir a oferta. O setor articula o registro de áreas que atenderiam aos moinhos.

 

A autorização depende do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que precisa conceder o aval antes do início da colheita – que começa a avançar em algumas regiões. Antes da quebra climática, a Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) estimou produção de até 160 mil toneladas de sementes de trigo. O setor avalia quanto perdeu e minimiza o risco de desabastecimento.

 

“O Paraná pode ser abastecido por variedades produzidas em São Paulo e no Rio Grande do Sul”, aponta Sérgio Dotto, chefe-geral da Embrapa Trigo. O risco maior é de que haja escassez de cultivares específicas, que não terão oferta suficiente. Conforme Eugênio Bohatch, diretor executivo da Apasem, a expectativa para este ano era de um aumento na oferta. “Houve perdas significativas nas áreas de sementes. Então, solicitamos ao Ministério da Agricultura a liberação de mais campos.”

 

Ele detalha que na última semana o Mapa sinalizou que vai conceder a autorização, mas a decisão ainda não foi oficializada. André Felipe da Silva, coordenador de Sementes e Mudas do Ministério, explica que a aprovação deve sair em breve, pois “já se encontra na consultoria jurídica uma normativa regulando o assunto”.

 

Ele afirma que a liberação vai valer para qualquer categoria de sementes do cereal, desde que seja feita a inspeção prévia. Com o produto a R$ 50 a saca, R$ 15 a mais do que um ano atrás, parte dos produtores já pensa no próximo plantio de inverno.

Anuncio congado imagem

 

“Já está havendo procura pelas sementes, o pessoal está ligando, consultando preços”, comenta Lorenzo Mattioni, gerente comercial da Biotrigo. A valorização do cereal deve incentivar uma nova expansão de área. Na safra atual, o plantio foi 25% superior em relação ao ciclo anterior (976 mil hectares, ante 782 mil hectares) conforme a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).

 

Fonte: Igor Castanho.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!