MT: Plantio de algodão pode crescer 20%
A área cultivada com algodão em Mato Grosso, maior produtor do Brasil, poderá crescer cerca de 20 por cento no ciclo 2013/14, com produtores animados com as perspectivas de preços na nova temporada, apontaram as primeiras sondagens no Estado.
A estimativa inicial para o Mato Grosso, cuja safra responde por mais de 50 por cento da safra nacional, foi feita com base nos levantamentos conduzidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pela associação que reúne os cotonicultores do Estado (Ampa).
“É uma estimativa inicial… deve crescer por causa do otimismo com os preços mais firmes e expectativa de rentabilidade maior no algodão do que no milho”, disse a analista de mercado do Imea, Elisa Mauro Gomes.
Na safra atual (2012/13), o Estado plantou 452 mil hectares, com uma redução de mais de 30 por cento ante o ciclo anterior.
A analista ponderou, entretanto, que o cenário 13/14 para as culturas ainda é nebuloso, uma vez que os produtores devem acompanhar as condições de mercado, com preços e condição das lavouras nos Estados Unidos.
“Os produtores têm estrutura, com maquinário, e podem comprar insumos, mas como o algodão é plantado em dezembro, eles podem mudar de ideia… Vão olhar o mercado”, disse.
Neste caso, disse ela, a expectativa é saber como ficará a condição para a safra de milho nos Estados Unidos. A previsões indicam uma produção recorde, mas a colheita do país ainda depende do clima.
A primeira safra do algodão em Mato Grosso é plantada a partir de dezembro no Estado. A segunda safra começa a ser cultivada entre janeiro e fevereiro, logo após a colheita da soja precoce.
PREÇOS:
Os preços neste ano estão mais firmes ante igual período do ano passado, segundo levantamento do Imea.
Agora, no período inicial da safra, a cotação média no Estado está em 57,50 reais por arroba, contra 45,78 reais por arroba registrado na mesma época de 2012, ano em que o mercado foi pressionado por grande safra e elevados estoques da pluma.
Em Nova York, o contrato referência é negociado perto de 90 centavos de dólar por libra-peso, contra cerca de 75 centavos no mesmo período do ano passado, lembrou a analista.
Acompanhamento do Imea indica que os produtores do Estado venderam cerca de 66 por cento da safra 2012/13, suficiente para cobrir custos de produção. “Muitos agora seguram as vendas enquanto aguardam melhores preços”, observou.
Os produtores vislumbram uma situação de preços mais firmes neste ano, com a demanda doméstica competindo com compras de exportadores.
“Eles vão seguir a paridade de exportação. No mercado interno, agora (o preço) está mais fraco porque a indústria está abastecida… mas também porque ela está à espera da nova safra, para comprar algodão com melhor qualidade”, disse.
COLHEITA 12/13 INICIA:
A colheita da safra 2012/13 está em sua fase inicial em Mato Grosso, atingindo pouco menos de 1 por cento da área total cultivada no Estado.
O Estado registrou chuvas leves e pontuais mais ao sul e na parte do Médio-norte, onde as precipitações ajudaram no desenvolvimento das plantas, “com a formação das maçãs no ponteiro”, disse.
A analista acrescentou que muitos produtores ainda estão fazendo as aplicações de defensivos em preparação para a colheita, devendo dar início aos trabalhos em campo a partir do dia 20, e não em meados do mês, como previsto inicialmente.
Com isso, disse ela, é possível emendar a colheita da primeira e segunda safras de algodão, otimizando o uso do maquinário.
A safra 2012/13 do Brasil está prevista em 1,26 milhão de toneladas de algodão em pluma, das quais 692 mil toneladas em Mato Grosso, com queda expressiva ante o ciclo anterior.
Na temporada anterior, o país produziu 1,877 milhão de toneladas de algodão em pluma, sendo 1 milhão de toneladas em Mato Grosso.
O Brasil é o quinto maior produtor global de algodão e o quarto em exportação, segundo acompanhamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para o ciclo 2012/13.
Fonte: Reuters
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!