Poliploidia em Bovinos Simental e Nelore
O fenômeno da poliploidia, em bovinos, encontra-se pouco esclarecido, uma vez que os trabalhos na leitura científica que discutem a poliploidia serem escassos e pouco espicíficos, referentes aos possíveis fatores que levaram a ocorrência de células poliplóides. O presente trabalho objetivou a verificar a frequência de células poliplóides em um grupo fêmeas jovens taurinas e zebuínas(Simental e Nelore, respectivamente) e um grupo de vacas senis zebuínas (Nelore), nestas últimas com differentes perfis de fertilidade.
O número cromôssomico diplóide dos bovinos é de 60 cromossomos. Os pares autossômicos são todos acrocênctricos e no caso dos pares sexuais, o cromossomo X é submetacêntrico e o Y acrocêntrico nos zebuínos e submetacêntricos nos taurinos. Os estudos cromossômicos em bovinos, através da citogenética clássica são realizados, mais comumente, pela cultura de linfócitos obtidos de sangue periférico , dos quais existem relatos da ocorrência de células tetraplóides, ou seja, 120, XXYY ou 120, XXXX.
Amostras de sangue foram obtidas de 28 fêmeas bovinas, sendo sete fêmeas da raça Simental, sete da raça Nelore(com idade inferiores a sete anos) e 14 vacas senis(idade acima de 10 anos) da raça Nelore, sendo 7 consideradas férteis(intervalo entre parto menor que 14 meses) e 7 subférteis(intervalo entre parto superior a 24 meses). A técnica de cultura e análise dos cromossomos utilizada foi descrita por Moorhead et al. (1960). Um total de 100 metáfases por animal foi analisada, dos quais 50 foram oriundas de culturas de linfócitos onde foi adicionada a droga bleomicina nas últimas 5 horas de cultivo e 50 de culturas sem adição. O corante utilizado foi o Giemsa e a análise foi realizada com uso de microscópio óptico a 1000 X. Na análise de agrupamento dos animais, em relação á frequência de células poliplóides, adotou-se a distância Euclidiana sobre a qual empregou-se o método de otimização de Tocher. Os dados foram processados no Programa Genes – Apllicativo Computacional em Genetíca e Estatística, versão Windows ( CRUZ,2001).
Choques térmicos além de drogas adicionadas ao meio de cultivo são fatores que podem induzir a poliploidia, uma vez que células poliplóides são encontradas com frequência em culturas de tecidos (Fechheimer, 1972). Os mecanismos de sua formação seria fusão de células, endomitoses ou cariocinese sem citocinese (CRIBIU;POPESCU,1977). Pinheiro et al.(1981) relataram cinco animais zebuínos da raça Guzerá com ocorrência de poliploidia , sendo que dois deles apresentavam uma frequência de 10%. Os autores sugerem que este fenômeno pode ser atribuído a distúrbios na cultura ou até mesmo por infecção virótica como, por exemplo, a Leucose Bovina, fato que não foi investigado.
No presente estudo foram analisadas 2800 metáfases entre 28 animais onde foram encontradas 86 (3,07%) células linfocitárias poliplóides. Não foram encontradas diferenças estatísticas entre as culturas com ou sem bleomicina e os dados foram computados juntos. Estudos cromossômicos em diferentes idades e subespécies devem ser intensificados a fim de se conhecer e esclarecer fenômenos relacionados á integridade do material genético em bovinos , em especial aqueles destinados a programas de melhoramento ou conservação de germoplasma.

