Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando
O rebanho leiteiro nacional é predominantemente mestiço Holandês x Zebu, com grande destaque para o cruzamento entre animais das raças Holandesa e Gir, formando o Girolando. A raça Girolando, reconhecida desde 1996 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é formada por animais com composição genética 5/8 Holandês e 3/8 Gir. O Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando foi implantado em 1997 por meio de parceria entre Embrapa Gado de Leite e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Em 2009 foram publicados os resultados do teste de 32 touros, e em final de junho de 2010 serão lançados resultados de novo grupo de touros. No mesmo ano, serão incluídos novos touros jovens para serem avaliados.
Ao longo dos anos, tem-se observado grandes evoluções no programa, pela incorporação de novas características medidas. Além das anotações zootécnicas normalmente realizadas, avaliando-se produção de leite e seus constituintes, é realizada a avaliação linear das fêmeas, filhas dos touros em teste e companheiras contemporâneas. Nos últimos anos, foram incorporadas ao programa, além de informações moleculares em locos de interesse, informações sobre locos determinantes de doenças genéticas como BLAD ou deficiência de adesão leococitária bovina e OPN ou Osteopontina. Deste modo, é publicação o sumário com a avaliação genética dos touros para as medidas de produção e apresentados os genótipos para estas características moleculares.
Na Figura 1 é apresentada a evolução na comercialização de sêmen na raça Girolando. Houve, no período de 2003 a 2009, um grande crescimento no número de doses de sêmen comercializado, passando de 64.810 doses para 210.115. Nos últimos anos foi a raça que apresentou maior crescimento na quantidade de sêmen comercializada no Brasil, o que demonstra o grande interesse do mercado pela utilização de animais Girolando, justificando a necessidade da intensificação das provas de touros, visando a obtenção do almejado ganho genético e aumento da produtividade de leite no país.
Utilizando-se informações do banco de dados do Programa Nacional de Melhoramento do Girolando, são apresentadas na Figuras 2 as médias de produção de leite até 305 dias.
Pode ser visualizado um crescimento substancial da produção de leite dos animais, com o passar do tempo, à medida que o programa progride. Verifica-se, também, que à medida que se aumenta a fração de sangue da raça Holandesa entre os rebanhos participantes do programa, observa-se aumento na produção de leite Figura 3. Observa-se que o padrão de manejo, especialmente alimentar, tem progredido nos últimos anos, decorrência de um maior acompanhamento e um maior profissionalismo dos produtores de leite que utilizam animais Girolando.




