Monitoramento do ganho de peso diário
Medir o ganho de peso da recria é muito importante para mostrar a eficiência da criação das bezerras e novilhas até o primeiro parto. A determinação do ganho de peso periódico permite o acompanhamento de cada fase da criação, facilitando a observação de problemas no manejo dos diferentes setores, tais como estresse, dietas inadequadas e doenças. O baixo ganho de peso leva ao atraso na maturidade sexual e na idade ao primeiro parto. Isso incrementa o custo da novilha ao parto, pois o animal passa mais tempo em uma fase em que não está produzindo.
A meta para ganho de peso médio diário depende do peso e idade do animal. Estes dados são específicos de cada raça e de acordo com características particulares de cada propriedade.
Para definir essas metas, devem-se seguir os seguintes passos:
– 1º: determinar qual o peso adulto das vacas do rebanho;
– 2º: definir o peso ao primeiro parto. Este deve ser 82% do peso adulto. Para isso, basta multiplicar o peso adulto por 0,82.
– 3º: estabelecer a meta de idade ao primeiro parto.
– 4º: definir o peso a primeira inseminação artificial ou cobertura. Este deve ser 55% do peso adulto. Para isso, basta multiplicar o peso adulto por 0,55.
– 5º: estabelecer a meta de idade a inseminação ou cobertura (9 meses antes da idade de parição)
Definidas as metas citadas acima, é possível estabelecer qual deverá ser o ganho de peso médio diário dos animais. Por exemplo:
– 1º: peso adulto das vacas do rebanho – 680 kg.
– 2º: peso ao primeiro parto – 680 x 0,82 = 558 kg.
– 3º: idade ao primeiro parto – 24 meses.
– 4º: peso a primeira inseminação artificial ou cobertura – 680 x 0,55 = 374 kg.
– 5º: idade a inseminação ou cobertura – 15 meses.
Considerando o peso ao nascimento de 35 kg, o ganho de peso médio diário do nascimento ao primeiro parto deve ser em torno de 720g/dia.
As metas podem ser estabelecidas de acordo com as fases (por exemplo: nascimento ao desmame; desmame a inseminação; inseminação ao parto). Os animais devem ser pesados mensalmente com o objetivo de verificar se a meta de ganho de peso diário está sendo atingida e caso não esteja, pode-se atuar mais rapidamente nos manejos que estejam influenciando no ganho de peso adequado dos animais.
Com a pesagem da data atual e do mês anterior, calcula-se o ganho de peso médio diário (GPD):
GPD = (pesagem atual – pesagem anterior)
(data pesagem atual – data pesagem anterior)
Exemplo: se na data atual (26/08/2013) o animal pesou 321Kg e na anterior (28/07/2013) pesou 300kg, calcula-se:
GPD = (321kg – 300kg) = 21kg = 720 g/dia
(26/08/2013 – 28/07/2013) 29 dias
Pode se usar a fita de pesagem para medir o peso do animal. A fita de pesagem dá uma estimativa do peso da novilha, que é baseada na medida do diâmetro torácico do animal. As fitas são especificas para raças (pequena, média e grande). Para evitar erros na medição é importante que sempre um mesmo funcionário desempenhe esta tarefa.
Utilizando a fita de pesagem, pririmeiramente segure o animal, mantendo-o em pé. Passe a fita ao redor do tórax, próximo aos membros anteriores, contornando o corpo do animal. É importante que o animal esteja com os membros alinhados para não dar erro na leitura. Ajuste a fita e obtenha a medida.
Fonte: Rehagro.

