Inicia do período da soja em MS
Com fim do vazio sanitário, inicia período do plantio de soja em MS.
O vazio sanitário, período no qual fica proibido o plantio de soja para evitar a manifestação do fungo causador da ferrugem asiática, encerra no próximo domingo (15) em Mato Grosso do Sul. A partir desta data os agricultores do Estado têm carta branca para o início do plantio da oleaginosa na safra 2013/14 que, segundo a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), aumentará a área de cultivo em 5%, atingindo 2,2 milhões de hectares no Estado.
O vazio sanitário sul-mato-grossense estabelecido atualmente fica entre 15 de junho a 15 de setembro, período antecipado em relação ao aplicado na safra 2010/11. “A antecipação torna viável o plantio já na segunda quinzena de setembro, mas é necessário que o agricultor tenha cautela e aguarde as chuvas, assim poderá ter maior aproveitamento da umidade do solo e agilidade na germinação das sementes”, orienta o diretor executivo da Aprosoja/MS, Lucas Galvan.
Segundo Galvan, o calendário atual auxilia no rendimento da produção e diminui significativamente o risco de pragas na lavoura. “Durante o prazo de 90 dias do vazio sanitário o fungo que atacaria a lavoura fica sem alimentação. Isso causa diminuição expressiva da praga”, afirma o diretor.
No Brasil, 12 estados adotam o vazio sanitário como estratégia contra o fungo da ferrugem asiática. Os vizinhos Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo adotam o mesmo calendário, com a intenção de evitar a disseminação da praga entre suas lavouras.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











