MAPA e Embrapa incentivam o cultivo de sorgo - Agron Agronégocios Online

MAPA e Embrapa incentivam o cultivo de sorgo

Compartilhar

MAPA e Embrapa incentivam o cultivo de sorgo para geração de Agroenergia

 

Como medida de apoio ao setor canavieiro, o governo implantou o Prorenova, com disponibilização de R$ 4 bilhões para estímulo à renovação e ampliação de cerca de 1 milhão de hectares de cana-de-açúcar. Mesmo sendo importante o estímulo à cana, é estratégico para o país que outras fontes potenciais de geração de agroenergia sejam fortalecidas e estimuladas.

 

 Para dar suporte a este incentivo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está disponibilizando para venda, 35 toneladas de sementes do sorgo sacarino, da cultivar BRS 506, sendo que 1.640 Kg, já tratados e ensacados, para entrega imediata.

 

 O sorgo sacarino BRS 506 é uma cultivar desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) para atender a demanda por matéria-prima alternativa à cana-de-açúcar para a produção de etanol. Seu ciclo de cultivo e colheita compreende justamente o período da entressafra da cana, especialmente, na região centro-sul, o que contribui para a diminuição da volatilidade de oferta e de preços.

 

Características da cultivar A BRS 506 tem como principais vantagens a sua precocidade, pois apresenta ciclo de 120 a 130 dias, e a rentabilidade da sua produção, se comparada à cana de açúcar, já que seu colmo com alto teor de açúcares (20,9 °B) atinge em apenas 130 dias a mesma quantidade de brix alcançada pela cana em um ano e meio.


 

 Possui, ainda, como características o, boa produção de grãos e silagem com alto padrão fermentativo. É uma cultura totalmente mecanizável, sendo que a semeadura é realizada com equipamentos já desenvolvidos para o cultivo de grãos e a colheita pode ser feita com a mesma colheitadeira da cana.

 

 O processamento dos colmos também é o mesmo utilizado para a cana, necessitando de poucos ajustes dentro do parque industrial da usina. Além disso, o bagaço do sorgo sacarino, em testes realizados, mostrou-se bastante eficiente na cogeração de energia, com poder calorífico superior ao bagaço da cana.

 

Fonte: MAPA


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!