Na avicultura, prevenção é sinônimo de alimento seguro

Compartilhar

Por Eva Hunka, médica veterinária pela UFRPE, mestre em medicina veterinária preventiva pela Unesp e gerente de negócios biológicos da Phibro Saúde Animal.

A avicultura brasileira produz proteínas (carne e ovos) de alta qualidade para um mundo em que, cada vez mais, escutamos a expressão “alimento seguro”. Em meio a tantas ocorrências e novas instruções normativas, uma das grandes preocupações da sociedade está relacionada aos riscos da Salmonella e aos resíduos de antibióticos na carcaça de aves. Essa preocupação constante faz com que os avicultores invistam na produção com qualidade e desenvolvam programas de biossegurança, aumentando as estratégias de controle de contaminantes no abatedouro.

Agentes tidos como corriqueiros na granja, com a bactéria Escherichia coli – importante responsável pelo uso de antibióticos devido às infecções secundárias e ao agravamento no quadro de enfermidades respiratórias –, precisam ser combatidos. Ou melhor, prevenidos, visto que a melhor e principal arma contra a E. coli são os antibióticos. Assim, prevenção torna-se palavra de ordem.

Para produção de um alimento seguro, além de ações diretas – como medidas de biossegurança, controle de reservatórios e boas práticas de produção –, podemos lançar mão de medidas indiretas, como o uso de produtos alternativos. Porém, a vacinação é parte indispensável, principalmente em termos de controle de Salmonella. Um ótimo exemplo é a utilização de vacinas de amplo espectro de ação – a exemplo de Salmin Plus, produzida pela Phibro Saúde Animal –, que possuem proteção cruzada contra as Salmonellas dos grupos B, C e D, ampliam o leque de proteção e impedem que as bactérias se estabeleçam com residentes na granja.

Alguns exemplos de “sorotipos residentes” incluem a S. Infantis que, muitas vezes, passa despercebida porque não causa doenças nas aves apesar de ser frequentemente associada a casos de infecção alimentar em humanos. Já a S. Kentucky tem baixa prevalência na indústria avícola, porém com um agravante: sua relevância relacionada à resistência antimicrobiana foi identificada recentemente. Em algumas granjas, os sorotipos de Salmonella de grande relevância para a saúde pública podem se tornar residentes, incluindo S. Enteritidis, S. Typhimurium e S. Heidelberg, dentre os mais importantes.

Anuncio congado imagem

Com a sociedade se tornando mais exigente em termos de qualidade dos alimentos que consome e o avanço global rumo a uma produção cada vez mais sustentável e segura, o tema “controle integrado” será uma pauta frequente. Nesse sistema todas as peças da engrenagem precisam funcionar bem. O programa vacinal abrangente precisa complementar o programa de biossegurança e as boas práticas no processamento dos animais devem começar ainda na granja, que precisa ser vista como “única”, pois o que aparentemente aumenta os custos no campo, na verdade reduz prejuízos e pode também aumentar consideravelmente os ganhos no abatedouro.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!