Insetos, zumbis e drag queens, infectados apresentam comportamento estranhos

Compartilhar

Bem a tempo do Halloween, Zumbis de insetos! Grilos, formigas, besouros, moscas e cigarrinhas com alterações mentais.

inseto

Veja também: Lei que proíbe o cultivo de seus próprios alimentos

Por várias razões, o Halloween é um dos feriados favoritos do Inseto da Semana. Nos últimos anos, visitamos muitos insetos vestidos de laranja e preto, incluindo borboletas monarcas e fritillary do Golfo , insetos serralha , insetos assassinos e mariposas serralha-tigre , sem mencionar várias aranhas assustadoras, como viúvas negras , aranhas reclusas e tarântulas .. Mas o que poderia ser mais divertido e sincronizado no ano da pandemia do que uma visita a alguns insetos zumbis? Estes não são o tipo de zumbis vodu haitianos onde um cadáver é reanimado por um bokor para realizar alguns atos covardes. Nem são estes os zumbis de George Romero com a intenção de consumir carne de outros insetos, como na Noite do Inseto Morto-Vivo. Não, zumbis de insetos são mais parecidos com criaturas do apocalipse zumbi, vítimas infelizes de um patógeno que altera a mente, direcionando ações mortais para promover a propagação de sua própria espécie. Em um artigo deliciosamente macabro, D. Donald Steinkraus e colegas definem os insetos zumbis como “… insetos infectados com um entomopatógeno ou parasita que altera seus comportamentos e morfologia de forma a beneficiar o patógeno ou parasita”. Boom, apocalipse zumbi inseto!

Grilos cometendo suicídio

Um caso surpreendente de zumbi inseto envolve um grilo europeu chamado Nemobius e um verme de crina de cavalo chamado Paragordius . Para se reproduzir, o verme de crina de cavalo deve encontrar seu companheiro na água. No entanto, os ovos do nematoide são colocados perto das margens dos rios, onde são frequentemente ingeridos por hospedeiros nos quais se desenvolverão, artrópodes, incluindo Nemobius. Dentro do grilo, o nematóide parasita cresce em toda a sua extensão, que pode ter mais de 5 polegadas. Para completar seu ciclo de vida, o parasita deve retornar à água e é aqui que acontece a parte da história de zumbificação. Por um mecanismo ainda não totalmente compreendido, o nematóide assume o controle da mente do grilo e altera seu comportamento, forçando o grilo a vagar de seu habitat úmido habitual para áreas abertas e mais brilhantes até encontrar um corpo de água. O corpo de água pode ser natural, como um riacho ou lagoa, ou feito pelo homem, como uma piscina. Este último é onde os cientistas documentaram um segundo comportamento bizarro. Ao encontrar a piscina, os grilos infectados deram um salto “suicida” na água. Ao fazer o grilo dar um mergulho, o nematóide pode escapar de seu hospedeiro de grilo e buscar um companheiro preso à água para completar seu ciclo de vida.

Anuncio congado imagem

As formigas dirigem das copas das árvores e travam as mandíbulas nas folhas

Várias espécies de fungos também fazem jogos mentais com seus hospedeiros de insetos. As formigas zumbis costumam ser noticias. Essas criaturas infelizes foram descritas pela primeira vez pelo famoso naturalista Alfred Wallace há mais de um século e meio. As formigas zumbis são encontradas em florestas tropicais em muitos continentes e em florestas temperadas na Carolina do Sul e na Flórida. As formigas zumbis são membros do gênero Camponotus, comumente conhecidas como formigas carpinteiras. A formiga carpinteira destinada a ser um zumbi é arbórea, passando a maior parte do tempo no alto da copa de uma árvore. Ocasionalmente, para ir de uma árvore para outra, ela deve descer à terra onde esporos do fungo Ophiocordycepsestão a espreita. Ao entrar em contato com a superfície da formiga, esses esporos despertam e perfuram seu hospedeiro. À medida que a formiga sobe de volta ao topo da árvore, o fungo, que agora atingiu o cérebro, faz com que a formiga tenha espasmos e caia no chão. Como os ghouls que se movem lentamente e arrastam os pés nos filmes de Romero, o fungo faz com que a formiga zumbi procure um microhabitat com as condições certas de temperatura e umidade para que o fungo sobreviva. Uma vez que o local é encontrado, as formigas zumbis sobem em uma planta e usam suas poderosas mandíbulas para travar a veia central de uma folha em um “aperto da morte”. Cerca de 4 a 10 dias depois, um corpo de frutificação fúngica irrompe do corpo da formiga morta e libera esporos infecciosos no ambiente para aguardar a próxima vítima. Infecções generalizadas por Ophiocordycepsàs vezes produzem enormes cemitérios de formigas zumbis.

A última saudação de um besouro soldado

Outras espécies de fungos ganham controle mental sobre outros insetos, incluindo moscas, besouros e cigarras. Besouros soldados, também conhecidos como asas de couro, são primos dos vaga-lumes. Como outros membros deste clã, os besouros soldados são assassinos natos tanto na fase adulta quanto na juvenil e são insetos altamente benéficos para se ter no jardim. Mas nem tudo é diversão e jogos para besouros soldados no jardim durante as estações frias e úmidas. Um patógeno fúngico chamado Eryniopsis lampyridarumespreita na paisagem esperando para infectar besouros soldados. Uma vez que o besouro involuntariamente pega um esporo da paisagem, o esporo germina e penetra no exoesqueleto do infeliz besouro. Dentro do besouro, ele se multiplica e assume o controle do sistema nervoso e muscular do besouro, transformando-o em um zumbi. O fungo faz com que o besouro-soldado marche para as folhas superiores de uma planta em um comportamento chamado cume. Lá o besouro se prende a uma folha com suas mandíbulas e morre. Estruturas produtoras de esporos dentro do cadáver fazem com que o abdômen do besouro inche e, em um terrível ato final, as asas dos besouros se abrem para expor o abdômen inchado, uma última saudação pós-morte. Isso permite que os corpos de frutificação surjam da superfície superior do besouro e lancem seus esporos no ambiente, onde se dispersam e infectam outras vítimas.

Quando besouros soldados normalmente ativos são infectados com Eryniopsis, eles fazem uma caminhada zumbi até as pontas das folhas, agarram as folhas com as mandíbulas e morrem. Após a morte, o fungo dentro dele faz com que suas asas se espalhem, facilitando a liberação de esporos no ambiente.

Moscas mortas enganando pretendentes infelizes

Fontes frescas e úmidas também geram legiões de larvas de sementes de milho, uma praga de muitas culturas hortícolas e alimentares, incluindo soja, milho, ervilha, cebola, batata e feijão. À medida que as temperaturas esquentam, o perigo aguarda as moscas adultas da larva do milho. Escondidos na vegetação primaveril estão os esporos infectantes de um fungo chamado Entomophthora muscae . Quando a mosca pousa na vegetação, esporos invisíveis se ligam à superfície de seu exoesqueleto. Quando a combinação certa de temperatura e umidade conspiram, os esporos eclodem e as hifas fúngicas penetram na pele da mosca, estabelecendo uma infecção letal. Uma vez dentro de seu hospedeiro, o fungo invade a mente e o corpo minúsculos da mosca, transformando-a em uma mosca zumbi. Ao assumir o controle do sistema nervoso da mosca, Entomophthora faz com que a mosca condenada, mas inerentemente inquieta, mova-se cada vez mais lentamente para cima e para fora de uma planta até se arrastar para seu local de descanso final na ponta de uma folha ou galho. A partir deste poleiro elevado, o fungo irrompe da pele da mosca e vomita esporos no ar, para melhor distribuir sua desova na vegetação onde outras moscas inadvertidamente serão infectadas. Em uma espécie relacionada de mosca, a mosca doméstica comum, Musca domestica, outra estranha reviravolta acontece neste conto de insetos zumbis. A infecção por fungos faz com que o abdômen de uma mosca inche dramaticamente. Este grande abdômen é altamente atraente para as moscas domésticas masculinas que procuram um companheiro. Abdomes grandes podem ser um indicador de maior fecundidade em um parceiro em potencial e, sim, assim como Sir Mix A Lot, moscas domésticas masculinas gostam de bundas grandes. Fazer com que o abdome inche pode aumentar as chances de atrair um pretendente que será infectado, ajudando ainda mais o fungo a se multiplicar e se dispersar.    

Cigarras machos entram em contato com seu lado feminino 

Uma das reviravoltas mais estranhas no gênero de insetos zumbis está programada para ocorrer em milhões de quintais na próxima primavera com o retorno das cigarras do Big Brood, Brood X. Sob as árvores onde as cigarras passam sua juventude bebendo seiva, os esporos do fungo patógeno Massospora cicadina estão esperando há 17 anos. Durante abril e maio, enquanto as ninfas da cigarra escapam da terra, os esporos de Massospora em repouso aderem aos seus exoesqueletos. Compostos na superfície da cigarra enviam um sinal aos esporos de que o jantar está servido e é hora de germinar. O fungo penetra na pele da cigarra e se multiplica, transformando a cigarra em um jardim de fungos. Esporos de Massosporasão então liberados no ambiente onde ocorre uma segunda e mais sinistra onda de infecção. Nesta fase de seu ciclo, milhares de cigarras adultas recém-mudadas povoam a paisagem para iniciar seus rituais de namoro. Os esporos ubíquos do fungo expelidos das ninfas aderem à pele das cigarras adultas, germinam e começam a infectar as legiões transportadas pelo ar. A infecção esteriliza cigarras machos e fêmeas, mas não faz nada para reprimir a libido de cigarras machos loucas por sexo. Os machos infectados continuam a procurar e tentar acasalar com as fêmeas, apesar de sua infecção contagiosa. Em um jogo de olho por olho, cigarras fêmeas infectadas com Massospora permanecem atraentes para machos saudáveis ​​que logo se infectam e depois acasalam com outras cigarras. Se isso não fosse estranho o suficiente, Massosporadistorce as mentes de cigarras machos infectadas. Cigarras machos adotam comportamentos de corte feminino, incluindo um movimento de asas tímido, o sinal da fêmea de que ela está pronta para aceitar um parceiro. Isso resulta em machos não infectados hipersexuados tentando acasalar com machos drag queen infectados, aumentando ainda mais a disseminação de Massospora.  Massospora torna-se uma cigarra STD à medida que se move de uma cigarra para outra pelo processo de modificação de comportamento chamado Transmissão de Host Ativo ou AHT. À medida que o fungo se desenvolve dentro de seu hospedeiro, o abdômen da cigarra se desintegra, deixando para trás uma massa de fungo de cor amarela. As cigarras infectadas são capazes de voar e suas peregrinações carregam o fungo para novos habitats enquanto voam. Uma segunda onda de infecções produz esporos em repouso que inoculam o solo com Massosporaque aguardará o retorno das cigarras em 17 anos. Enquanto a perda de um abdômen significa morte instantânea para um ser humano, este não é o caso de uma cigarra. Por toda a terra das cigarras, zumbis Massospora machos e fêmeas andam e voam sem seus abdomes, lembranças macabras de um fungo muito inteligente.

À medida que as ninfas da cigarra emergem de suas galerias na próxima primavera, os esporos de Massospora que espreitam no solo por 17 anos germinarão em seu exoesqueleto, abrirão caminho e se multiplicarão dentro das cigarras. Em breve, o abdômen da cigarra se desintegrará, permitindo que os corpos de frutificação dos fungos dispersem os esporos. Machos estéreis, mas ainda assim, espalham Massospora para outras cigarras em tentativas fúteis de acasalamento. Em um golpe de controle mental, cigarras machos infectadas imitam comportamentos de corte femininos que atraem machos não infectados para acasalar com elas, acelerando ainda mais a transmissão ativa de Massospora na população de cigarras.

O Bug da Semana espera que você tenha um Halloween feliz e seguro, sem vermes ou fungos tentando fazer de você um zumbi, a menos, é claro, que você deseje ser um.       

Reconhecimentos

O Bug da Semana agradece a Bronwyn Mitchell-Strong por fornecer a inspiração para este episódio e por oferecer a oportunidade de compartilhar histórias de zumbis de insetos com a Sociedade de História Natural de Maryland. Muito obrigado ao Dr. David P. Hughes por compartilhar sua imagem horrível de uma formiga infectada com Ophiocordyceps.Os seguintes estudos fascinantes foram consultados na preparação para este episódio: “Os vermes (Nematomorpha) manipulam o comportamento de busca de água de seus hospedeiros terrestres?” por F. Thomas, A. Schmidt-Rhaesa, G. Martin, C. Manu, P. Durand & F. Renaud; “Comportamento de busca de água em grilos infectados por vermes e reversibilidade da manipulação parasitária” por Fleur Ponton, Fernando Otálora-Luna, Thierry Lefèvre, Patrick M. Guerin, Camille Lebarbenchon, David Duneau, David G. Biron e Frédéric Thomas; “Besouros soldados zumbis: epizootias no besouro soldado goldenrod, Chauliognathus pensylvanicus (Coleoptera: Cantharidae) causada por Eryniopsis lampyridarum(Entomophthoromycotina: Entomophthoraceae)” por Donald C. Steinkraus, Ann E. Hajek e Jim K. Liebherr; “Um fungo que infecta moscas domésticas manipula o comportamento sexual de seu hospedeiro” por Anders Pape Møller; “Traição comportamental: como parasitas fúngicos selecionados alistam insetos vivos para cumprir suas ordens” por Brian Lovett, Angie Macias, Jason E. Stajich, John Cooley, Jørgen Eilenberg, Henrik H. de Fine Licht e Matt T. Kasson; e “Um parasita fúngico especializado ( Massospora cicadina ) sequestra os sinais sexuais de cigarras periódicas (Hemiptera: Cicadidae: Magicicada)” por John R. Cooley, David C. Marshall Kathy BR Hill.

Tradução: Equipe Agron.

Imagem principal: Depositphotos (Meramente ilustrativa).

Fonte: Bug Of The Week.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

5 thoughts on “Insetos, zumbis e drag queens, infectados apresentam comportamento estranhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!