Frio intenso atinge lavouras de milho safrinha - Agron Agronégocios Online
Frio intenso atinge lavouras de milho safrinha

Frio intenso atinge lavouras de milho safrinha

Compartilhar

Frio intenso atinge lavouras de milho safrinha do Sul ao Centro-Oeste do país.

Agron Home

Veja também: Banco do Brasil vai destinar R$ 135 bilhões para a safra 2021/2022

Frio intenso atinge lavouras de milho safrinha

O alerta de risco de geadas para os próximos dias estende-se por uma longa faixa da zona produtora do milho safrinha. De acordo com dados da Geosys Brasil, a previsão para os próximos dias indica temperaturas mínimas entre -4°C e 6°C do Rio Grande do Sul até o sul de Goiás.

Anuncio congado imagem

Região Sul

No Paraná, segundo maior produtor de milho no país, a previsão aponta temperaturas abaixo da média para todo o estado nos próximos dias e o alerta vermelho foi aceso. Por causa do plantio mais tardio do milho safrinha, em decorrência do alongamento do ciclo da soja, boa parte das lavouras ainda estão em fase final de ciclo, sendo 62% em fase de frutificação e 27% de maturação, segundo o boletim do Deral – Departamento de Economia Rural. Até agora somente 2% da área de milho safrinha foram colhidas no Estado.

A análise de sensoriamento remoto realizada pela Geosys Brasil mostra que as lavouras de milho safrinha durante os primeiros dois terços do ciclo sofreram com a forte seca que impactou severamente as plantas.  Porém, na fase final do ciclo, o volume de chuvas melhorou, o que resultou em forte alta da umidade do solo, ajudando a recuperação de parte das lavouras.  Até o momento, a análise aponta que a forte seca resultou em queda de 28,4% na produtividade das lavouras em comparação com a safra anterior.

“Apesar do Paraná registrar perdas significativas de produtividade nas lavouras de milho safrinha devido à seca do meio do ciclo, observamos que as chuvas registradas nas últimas semanas deixaram as plantas em condições mais satisfatórias de vigor e umidade do solo. Por isso, elas vão enfrentar geadas um pouco mais fortalecidas, porém as lavouras estarão sob condições desafiadoras. Não é possível ainda estimar o impacto da perda de produtividade, mas ele não está descartado, e deverá aumentar ainda mais a quebra da safra.”, analisa Felippe Reis, analista de cultura da Geosys Brasil.

De acordo com o Inmet, na região de Castro-PR houve geadas de forte intensidade. As temperaturas mínimas caíram quase 15°C em apenas dois dias. A temperatura abaixo da média deve permanecer pelo menos até a próxima semana, o que mantém o risco de novas geadas no curto prazo.

Região Centro-Oeste

No Mato Grosso do Sul, assim como no Paraná, a seca limitou o potencial produtivo das lavouras. De março a maio as chuvas foram abaixo da média histórica. Apenas no fim de maio e junho as chuvas voltaram com maior intensidade, porém tarde demais para recuperar totalmente as lavouras.  Por isso, as plantas estarão mais enfraquecidas para enfrentar a onda de frio intenso que já está sob o Estado. Existe possibilidade de geada e a queda de temperatura deve perdurar até meados da próxima semana.

A estimativa de produção de milho safrinha para Mato Grosso do Sul é de 57,39 sacas por hectare, cerca de 26,7% menor em comparação com a estimativa do início da safra. A passagem do frio, com geada, nos próximos dias deverá impactar severamente a produtividade das lavouras no Estado.

O Paraná e Mato Grosso do Sul registram índice de produtividade próximo do patamar de 2012, quando houve forte quebra de safra. Porém, com as geadas previstas para os próximos dias, na reta final do ciclo do milho safrinha, a queda de produtividade poderá ser maior. A Geosys Brasil estima até o momento 93,75 milhões de toneladas de milho segunda safra para a produção nacional.

—SIGA NAS REDES SOCIAIS —
Twitter: https://twitter.com/agrotwit

Facebook: https://www.facebook.com/PortalAgron
Instagram: https://www.instagram.com/portalagron
Youtube: https://www.youtube.com/portalagron
Grupo Telegram Agron pecuária: https://t.me/portalagron_pecuaria
Grupo Telegram Agricultura: https://t.me/portalagron_agricultura
Canal Telegram: https://t.me/portalagron
Site: https://agron.com.br
https://linktr.ee/Portalagron

Fonte: Assessoria de imprensa Geosys Brasil.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

One thought on “Frio intenso atinge lavouras de milho safrinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!