Planta de Cobertura Aumenta Produtividade da Soja em Incríveis 17% - Agron Agronégocios Online
soja

Planta de Cobertura Aumenta Produtividade da Soja em Incríveis 17%

Compartilhar

Descoberta Revolucionária: Planta de Cobertura Aumenta Produtividade da Soja em Incríveis 17%.

Facebook Portal Agron e os Grupos do Whatsapp Portal Agron 1,  Portal Agron 2 e Telegram Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.

Veja também: Integração Soja-Capim: Eleva Produtividade da Soja no MS

Após três anos de estudos técnicos, a Fundação MS revelou a melhor planta de cobertura para consorciar com a soja, resultando em um aumento significativo na produtividade. A pesquisa identificou que a Brachiaria brizantha, cultivar Piatã, foi capaz de aumentar em média 17% o rendimento da soja em comparação com outras culturas de outono-inverno.

Durante o estudo, observou-se melhorias na cobertura do solo, aspectos químicos e redução de nematoides. Segundo o pesquisador da Fundação MS, Douglas de Castilho Gitti, o Piatã se destacou como alternativa ao milho safrinha tardio, superando outras culturas como milho solteiro, milheto mais guandu, aveia preta mais nabo forrageiro, sorgo granífero e sorgo forrageiro.

Anuncio congado imagem

“A presença do Piatã proporcionou melhorias significativas para a produção da soja, com uma adequada produção de palha que cobre mais o solo por um período prolongado e de melhor qualidade, evitando a rápida decomposição”, explicou Gitti.

Além disso, o desenvolvimento do capim contribui para a fertilidade do solo, melhorando a nutrição e o volume de raízes da soja. O aumento do potássio no solo também proporciona mais nutrientes para a planta.

O presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira, que adota a integração lavoura-pecuária, confirmou os resultados positivos. Ele relatou que a adoção de novas estratégias, como o uso do mix de braquiárias Ruzizienses e Piatã, resultou em um acréscimo de oito sacas por hectare nas últimas seis safras.

O agrônomo e doutor em zootecnia da Embrapa Agropecuária Oeste, Luis Armando Zago Machado, enfatizou que a integração lavoura-pecuária não se resume apenas à produtividade, mas também oferece estabilidade na produção. Ele destacou que, embora o sistema tenha condições de aumentar os níveis produtivos de soja, isso nem sempre acontecerá de forma constante.

Para Zago, o sistema traz benefícios sustentáveis ao agricultor, pois reduz os riscos. Ele explicou que a introdução de capim e outras plantas forrageiras no solo contribui para a melhoria física, química e biológica, aumentando a disponibilidade de água e nutrientes.

Diante dos resultados satisfatórios dos estudos, Zago ressaltou a importância de continuar pesquisando alternativas ao milho de inverno, especialmente em regiões com baixa fertilidade e aptidão para a soja, como é o caso de Mato Grosso do Sul. Ele afirmou que o sistema de integração com plantas forrageiras é fundamental para o avanço da produção agrícola no estado.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!