Nova Zelândia planeja tributar gases de vacas e ovelhas

Compartilhar

O governo da Nova Zelândia divulgou planos para tributar gases de arrotos emitidos por vacas e ovelhas em fazendas do país.

tributar gases

Veja também: Turbina oceânica pode oferecer energia renovável ilimitada

Medida tenta inibir as emissões de metano, protagonista no crescimento do efeito estufa local, segundo as autoridades.

O governo da Nova Zelândia divulgou planos para tributar gases de arrotos emitidos por vacas e ovelhas em fazendas do país. Segundo as autoridades, a medida tem caráter ambiental e tenta inibir o crescimento da emissão de gases de efeito estufa.

Caso a lei seja aprovada, a Nova Zelândia se tornaria o primeiro país do mundo a cobrar de produtores rurais por emissões de gás metano por animais. O país, de população de 5 milhões de pessoas, conta atualmente com cerca de 10 milhões de bovinos e 26 milhões de ovelhas.

Anuncio congado imagem

De acordo com estimativas de pesquisadores, metade das emissões de gases da Nova Zelândia vem do agronegócio, principalmente o metano.

“Não há dúvida de que precisamos reduzir a quantidade de metano que estamos colocando na atmosfera, e um sistema eficaz de precificação de emissões para a agricultura vai desempenhar um papel fundamental em como conseguiremos isso”, disse James Shaw, ministro de Mudanças Climáticas da Nova Zelândia.

De acordo com a proposta, os agricultores terão de pagar por suas emissões de gases a partir de 2025. O plano também inclui incentivos para agricultores que reduzam as emissões por meio de aditivos alimentares e plantio de árvores nas fazendas.

O dinheiro arrecadado com o esquema vai ser investido em pesquisa e desenvolvimento de serviços para agricultores, informou o Ministério do Meio Ambiente do país.

Metano

O metano é o segundo gás de efeito estufa mais comum, depois do dióxido de carbono (CO2). É um dos mais potentes e responsável por um terço do aquecimento atual das atividades humanas.

Segundo pesquisadores, moléculas individuais de metano têm um efeito de aquecimento mais poderoso na atmosfera do que moléculas individuais de CO2.

Na conferência ambiental COP26, no ano passado, realizada na Escócia, os EUA e a União Europeia concordaram em reduzir as emissões do gás em 30% até 2030. Mais de cem países, incluindo a Nova Zelândia, também aderiram à iniciativa.

Fonte: Redação Oeste. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

4 thoughts on “Nova Zelândia planeja tributar gases de vacas e ovelhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!