Você sabe o que é cetose bovina?
Cetose bovina causa grande prejuízo nos rebanhos leiteiros.
Veja também: O que fazer com vacas que mamam nelas mesmas?
Cetose bovina é uma doença comum e silenciosa nos rebanhos leiteiros que causa um grande prejuízo.
A cetose bovina é uma doença metabólica que afeta animais de alta produção, especialmente as vacas leiteiras. Conhecida como acetonemia, é causada devido uma alteração do déficit de energia do animal, pois a quantidade energética que o animal consome não atende à sua demanda.
Por que ocorre?
No início da lactação, a vaca passa por um processo no qual o apetite diminui, fazendo com que consuma menos energia do que necessita para se manter. Por isso, seu organismo passa a utilizar a gordura corporal. Essa gordura mobilizada é transformada, em compostos utilizados como fontes de energia para o animal. Porém, quando o animal está com cetose a produção desses compostos ultrapassa a capacidade do organismo, e consequentemente, ocorre o acúmulo na corrente sanguínea prejudicando o animal inclusive na eficiência reprodutiva.
Sintomas
É muito comum encontrar casos de cetose em vacas leiteiras, porém existe uma grande dificuldade em diagnosticar a doença, já que na maioria das vezes a forma apresentada da doença é a subclínica, ou seja, não aponta nenhum sintoma. Porém, quando a doença se apresenta na forma clínica, alguns sintomas são perceptíveis:
Perda de apetite
Sinais clínicos nervosos – sonolência, olhar fixo, cambaleio, ataxia, andar em círculos, espasmos e cegueira parcial
Pode apresentar comportamentos bizarros, como agressividade e delírio
Odor de acetona no hálito, urina e até no leite
Diminuição da produção leiteira
Rápida perda de peso
Alguns animais podem apresentar excitação, mas em sua maioria ficam apáticos
Diagnóstico
Por ser difícil o diagnóstico da cetose na forma subclínica, recomenda-se que seja realizado o monitoramento constante dos animais, observando o comportamento, a alimentação e os outros índices zootécnicos, além de fazer regularmente os exames através do leite, sangue e urina.
Prevenir
Prevenir ainda é o melhor remédio por isso é importante fazer um balanceamento correto da dieta de novilhas e vacas no período de transição. Monitorar o escore corporal para que o animal não esteja muito gordo no momento do parto. São cuidados simples e que farão com que a cetose fique longe do seu rebanho de leite.
Tratamento
O ideal é que o profissional da área avalie o quadro da vaca e proponha o melhor tratamento. De acordo com pesquisadores da Embrapa Amaury Apolonio e Tânia Dantas, o tratamento é feito, utilizando-se 500 mL de glicose a 50%, durante três dias por via endovenosa e de 150 mL de propilenoglicol pela via oral e pelo mesmo período de tempo. Casos graves podem ter esse tratamento associado ao uso de glicocorticóide e insulina (0,33 U/Kg de peso vivo a cada 12 horas), também durante três dias.
Fonte: Fundação Roge. Imagem principal: Depositphotos (Meramente ilustrativa).
*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

