Palhada da lavoura de abacaxi é boa fonte de volumoso
Rebanho Gordo mostra aplicações pecuárias e econômicas do produto.
A palhada de abacaxi, usada há anos pelos pecuaristas do Triângulo Mineiro, é uma boa fonte de volumoso. Curioso com a prática, o professor Fernando Leonel, da Universidade Federal de São João Del Rei (MG), levantou há 10 anos as primeiras informações nutricionais da palhada, comprovando sua eficiência:
– A silagem de milho, tem proteína de 7% a 9,5%, a de abacaxi tem de 5 a 6,5%;uma boa silagem de milho terá 65% de Nutrientes Digeríveis Totais, e a de abacaxi tem entre 53% e 55%; o teor de fibra é muito parecido com a de qualquer volumoso – explica o pesquisador.
Para completar os dados, falta apenas a conclusão da pesquisa sobre desempenho animal, trabalho que está em andamento na universidade.
O Estado de Minas Gerais é responsável por 14% de toda a área plantada com lavouras e abacaxi do país, somando mais de 8 mil hectares plantados em 2012, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Restam plantas que, depois da colheita, precisam ser retiradas da área para o plantio de nova uma safra, gerando uma simples e inovadora fonte de alimentação para o gado.
Em Frutal (MG), o uso da palhada é quase uma tradição. Um exemplo disso é o produtor agrícola local Isaú da Silva:
– Eu planto faz 31 anos. Agora, eu trato do gado em silagem faz 12 anos, mas desde que eu me entendo por gente, o gado está comendo o abacaxi na lavoura assim.
Além de servir como alimentação, a palhada ainda pode gerar uma renda extra para o produtor da fruta. Embora Isaú não venda a palhada – ela é direcionada para as vacas leiteiras da fazenda –, a tonelada é avaliada em cerca de R$ 50,00. O corte é feito com uma ensiladeira de milho ajustada para o pé de abacaxi, já que ainda não existe equipamento específico, e cada hectare da lavoura rende entre 150 a 220 toneladas do subproduto.
– Virou um ramo de negócio. Hoje é bem valorizada a palhada. Hoje, tem comprador todo dia atrás da gente para comprar – explica o produtor.
A palhada do abacaxi tem uma flexibilidade no uso que atende tanto os pequenos quanto os grandes pecuaristas. Ela pode ser fornecida ao gado logo depois do corte, in natura, por até cinco dias sem perder a qualidade. Para o grande produtor com um estoque maior, o produto armazenado serve de silagem depois de completado o processo de fermentação. Assim, o produto pode ficar estocado por até um ano, sem perder a qualidade.
No confinamento do pecuarista Paulo Henrique Queiróz, a palhada está sendo servida in natura, mas ele já tem uma reserva de 500 toneladas ensiladas. Ela entra como volumoso na dieta dos animais, somando uns dez quilos por cabeça:
– Tem sido um produto bem interessante, com custo viável, muito nutritivo, os animais tem apresentado uma resposta muito positiva. – explica o produtor.
Fonte: Canal Rural.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











