Dessecação em pré-colheita da soja
Dessecação em pré-colheita da soja; Existe diferença em função do herbicida?
Veja também: Alerta sobre apodrecimento de grãos e vagens de soja
A colheita da soja é um momento decisivo da lavoura, resultando além da retirada da cultura do campo, a liberação da área de cultivo para culturas sucessoras, especialmente as inseridas em sistema de rotação e culturas. Embora geneticamente as cultivares modernos possibilitem maior uniformidade de maturação, é comum observar desuniformidade de áreas de soja próximas a colheita, principalmente em virtude da variação das condições climáticas e ambientais ao qual as plantas foram submetidas ao longo do seu ciclo.
Com isso em vista, uma das principais alternativas disponíveis para atenuar esse efeito de desuniformidade é a dessecação em pré-colheita da soja. A dessecação em pré-colheita possibilita a antecipação das condições adequadas da soja para o processo de colheita, além de conferir maior uniformidade da lavoura visando esse processo.
A prática consiste na pulverização de herbicidas na lavoura em estádio adequado e utilizando herbicidas registrados para tal atividade. Até o banimento do Paraquat no Brasil, esse era um dos herbicidas mais utilizados com esse intuito, contudo, a não possibilidade de uso desse produto tornou necessário buscar herbicidas alternativos que apresentassem aptidão para essa atividade.
Além da escolha do herbicida, cabe destacar que o período em que se realiza a dessecação em pré-colheita da soja é de suma importância para reduzir perdas produtivas e qualitativas. Em algumas situações, dependendo do herbicida utilizado e estádio de desenvolvimento da soja em que ocorre a dessecação em pré-colheita, é comum observar reduções de produtividade em comparação a soja não dessecada.
Além do período de ocorrência da dessecação, diferentes herbicidas podem apresentar respostas distintas de interferência na produtividade da soja, sendo essencial, conhece-los a fim de evitar maiores perdas produtivas. Avaliando herbicidas para dessecação pré-colheita em soja como alternativa em substituição ao Paraquat, Kamphorst & Paulus (2019) observaram redução da produtividade da soja em função do herbicida avaliado em comparação a testemunha.
Os tratamentos analisados por Kamphorst & Paulus (2019) consistiam na aplicação de Paraquat, Diquat, Glufosinato de Amônio e Saflufenacil em R6 e R7.2, e a testemunha, a qual não recebeu dessecação em pré-colheita.
Com base nos resultados obtidos por Kamphorst & Paulus (2019), para as condições do presente estudo pode-se dizer que a dessecação da soja utilizando Glufosinato de Amônio foi a que proporcionou valores médios de produtividade mais próximos a testemunha. Embora esses resultados possam se restringir as condições do presente estudo, é possível observar que assim como o estádio de desenvolvimento, o herbicida utilizado para a dessecação em pré-colheita da soja pode influenciar na redução da produtividade da cultura, ficando evidente, a necessidade de analisar as alternativas disponíveis, visando o melhor posicionamento de produtos a fim de evitar maiores perdas produtivas.
Referências:
EMBRAPA. Dessecação é uma importante estratégia no manejo da soja. Embrapa, 2018. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/31835117/dessecacao-e-uma-importante-estrategia-no-manejo-da-soja >, acesso em: 20/01/2022.
KAMPHORST, A.; PAULUS, C. HERBICIDAS PARA DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA EM SOJA COMO ALTERNATIVA EM SUBSTITUIÇÃO AO PARAQUAT. Revista Cultivando o Saber, 2019. Disponível em: < http://177.53.200.37/index.php/cultivando/article/view/969 >, acesso em: 20/01/2022.
Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos. Imagem principal: Depositphotos/Lauria(Norberto Mario Lauria).
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











