O essencial se torna imprescindível em tempos de crise
“Infelizmente, negócio que não cresce morre” e a máxima, hoje, é ainda mais realista!
Eu poderia dizer que se você não tiver uma meta clara, objetivos bem definidos e planos de ação, o seu negócio não irá para frente, mas infelizmente, nos dias de hoje, isso já não basta.
Vemos e veremos nos próximos meses negócios se desfazendo como poeira ao vento, é muito triste, lamentável, economicamente ruim para todos, e era uma situação imprevisível, mas é necessário lidar com um fator de realidade: os primeiros foram os que tinham pouca ou nenhuma gestão profissional.
Sabe-se que a maioria dos pequenos e médios empresários brasileiros tem uma média de caixa de 27 dias, pasmem, o fluxo não suporta as despesas sequer até o final do mês. Também é sabido que, infelizmente, não aprendemos sobre empreendedorismo, gestão e finanças na escola, e tão pouco se ensinam os temas com qualidade nas faculdades. Resultado: Os bons aprenderam com muito suor, sorte e colocando a própria pele em jogo. Porem para a maioria não funciona assim.
Se o desejo for passar pelo momento atual, com a menor quantidade possível de arranhões e quem sabe (o mundo ideal) fortalecidos e prontos para atender a demanda da retomada, é hora de falar de gestão. Para qualquer tipo de negócios, segmento, nicho, mercado! Gestão!
Abaixo listo o básico, o obvio que precisa ser dito, visto e feito, mas que por vezes passa desapercebido:
FOCO EM VENDA E EM CLIENTE! Não existe um único negócio que sobreviva sem clientes e vendas. Vender não é talento é processo e ele deve ser estruturado e treinado. Prepare toda a sua empresa para vender! O cargo de todos os seus colaboradores, a partir de hoje, é de vendedor.
Proposito! Será ele que manterá o empresário no caminho certo, respaldará a tomada de decisão e fortalecerá a cultura do negócio e a retenção de talentos;
Visão: Tenha uma! A Maioria dos empresários com os quais converso trabalham para pagar os boletos do mês vigente, “apagar incêndios” e estão tão presos a operação do dia a dia que são incapazes de dizer o que querem para o seu negócios. Já dizia o grande mestre. Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Objetivos e Estratégias claras, de curto e médio prazo. Todos devem conhecer e ter os seus e eles devem estar escritório, ter prazos.
Rapidez na tomada de decisão. Será essencial para a sobrevivência de muitos negócios. Os rápidos e precisos serão os que reagirão, errarão e corrigirão a rota antes que os demais. Estes estarão um dia a frente e isso fara a diferença.
Tenha indicadores, controle eles “na unha”. Serão eles quem darão as respostas casos os objetivos e estratégias precisem ser ajustadas.
Ainda sobre indicadores, recomendo que sejam colocados em pautas semanais, sim, em tempos como o que vivemos aconselha-se o acompanhamento diário ou semanal, coloque em pauta os itens abaixo:
- Lucratividade
- Rentabilidade
- Produtividade
- Turnover
- Conversão
- Ticket médio
O momento também pede que se mantenha atenção nas questões jurídicas, pois a cada dia são apresentadas novas medidas que certamente vão interferir na gestão de pessoas e de caixa.
Por fim, sabemos que todas as linhas de custos precisam ser revistas, avaliadas e negociadas, que devem ser usadas para montar projeções, considerando diversos cenários, mas não podemos perder o foco em pessoas. Todo negócio é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas e elas são seu maior capital, o seu maior recurso e serão o diferencial dos negócios de sucesso no novo mercado que se apresenta. Se pretende investir em algo neste momento, recomendo que seja nos seus talentos como gestor e nos de sua equipe.
*Loredana Lacava Andraus é formada em administração e marketing pela ESPM, pós graduada em negócios internacionais pela FGV, é Estrategista Empresarial, Diretora da Connect Flow, Membro Diretivo da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, Membro do Comitê Executivo do Mulheres do Varejo e do Squad do Comitê de Gente & Gestão da AbpRH – Associação Brasileira de Profissionais de RH
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











