Curso pioneiro do Senar/MS

Compartilhar

Curso pioneiro do Senar/MS estimula empreendedorismo através da confecção de peças de lã diferenciadas.

 

Com o slogan: “Com trabalho e muita fé, acredite que vai dar certo”, um grupo de 24 pessoas de Caracol decidiu mudar a realidade profissional e colaborar pra o desenvolvimento da cidade por meio da utilização da lã ovina. Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, eles transformaram aquilo que iria para o lixo em peças diferenciadas como edredons, casacos, luvas, chapéus, cachecóis, bijouterias e peças decorativas. Além disso, se preparam para formar a primeira cooperativa do segmento na cidade.

 

O município de Caracol tem pouco mais de 5.400 habitantes e a agropecuária é a responsável pela economia local. Entretanto, com um rebanho ovino estimado em 10.000 cabeças, a lã retirada dos animais era descartada. Foi observando este cenário que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Carlos de Barcelos solicitou ao Senar/MS, apoio para transformar o material em algo que pudesse gerar renda às famílias locais. “Temos mão-de-obra e muita força de vontade, mas faltava orientação para desenvolver mais o mercado de trabalho da cidade. Por isso pedi ajuda ao Senar, que realizou esse trabalho extraordinário na cidade”, relata Barcelos.

 

O curso pioneiro em Mato Grosso do Sul, ocorreu no mês de julho e foi dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes aprendiam as técnicas de beneficiamento da lã, desde a chegada do material bruto, até a limpeza e início da confecção de peças. Já na segunda etapa, os alunos conheceram as técnicas de feltragem. “os participantes demonstraram muito interesse e ficaram encantados com a grande possibilidade de utilização da lã. O resultado final, com a confecção das peças surpreendeu a todos”, destacou a instrutora do Senar, Maria Ester Bazana, que revelou ainda que entre os participantes, havia dois homens e que 22 dos 24 alunos nunca havia trabalhado com artesanato ou trabalhos manuais antes.

 

Entre as participantes está Suzana Dias Quintana, que aos 56 anos de idade, vislumbra a tão esperada oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Eu sempre quis trabalhar e nunca tive chance e agora já estou com muitas encomendas de peças de lã, que vão fazer a minha renda aumentar. Sou muito grata a este curso, aos instrutores e a essa oportunidade, pois, agora sei que vou trabalhar enquanto eu viver”, comemora a participante da capacitação, dizendo ainda que acredita em uma mudança no cenário econômico de Caracol. “O que foi aprendido vai refletir em toda a cidade. Vamos fazer peças para vender e dar oportunidade a quem quer trabalhar”, finaliza.

Anuncio congado imagem

 

Cooperativa – Confiante nos resultados, o presidente do sindicato que colaborou para a realização do curso no município revela que o próximo passo do grupo é a criação de uma cooperativa, para que a produção de artefatos de lã se torne uma das marcas de Caracol. “Vamos trabalhar em grupo, formar uma cooperativa de trabalho e levar nossas peças de lã para outras cidades. O Senar nos ajudou a dar o primeiro passo e agora só depende de nós”, afirma.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!