Treinamento também vai discutir soluções para os problemas comportamentais.
Ter um cachorro em casa é sinal de companheirismo e divertimento. Alguns até exercem a função de guarda domiciliar. Mas, quando esses animais apresentam desvios ou distúrbios comportamentais, o que deveria ser uma relação de amizade mútua, pode resultar em esgotamento físico e emocional para o dono. Por isso, conhecer os comportamentos naturais dos cães é fundamental para qualquer pessoa que tem ou trabalha com animais de estimação.
Andréa de Paula, especialista em Manejo Comportamental de Cães e professora do Portal IEPEC, afirma que o problema mais recorrente é a ansiedade, pois a partir dela, inúmeros outros aborrecimentos podem surgir. “Destruição de móveis e objetos, necessidades fora do lugar, compulsão, agressividade, hiperatividade, andar na rua puxando a guia, latir e chorar demais, pular nas pessoas e apresentar problemas alimentares”, disse.
A boa notícia é que qualquer raça pode ser adestrada. “Algumas possuem mais facilidades por conta de sua conformação e genética. Outras são naturalmente mais teimosas e ansiosas, ou com alguma limitação. Mas todas podem ser adestradas”, explica. De acordo com a especialista, o adestramento é fator fundamental para o bem-estar do homem e do animal.
Por essa razão, o Portal IEPEC abre inscrições para o curso online “Comportamento e adestramento de cães”, com o objetivo de mostrar quais são, porque ocorrem e como solucionar os principais problemas de comportamento observados no animal. Além disso, o treinamento vai abordar os principais comandos do “Método Clicker”, princípio baseado na Psicologia Comportamental onde o cão aprende por reforço positivo. Haverá um módulo específico para tratar de treinamento de cães para pastoreio.
O curso é bem abrangente, destinado aos proprietários que querem entender melhor seu animal, pessoas que trabalham com cães (mas não são adestradores) e adestradores iniciantes e/ou experientes. “Em linha geral a ansiedade é controlada a partir de um conjunto de atividade física, enriquecimento ambiental, limites, atividade mental, controle da alimentação, controle e dedicação do proprietário. Só em casos mais graves e em parceria com um médico veterinário, o proprietário deve entrar com medicação”, afirma Andrea.
As inscrições vão até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas no Portal IEPEC no endereço http://www.iepec.com/curso/comportamento-caes. Mais informações pelo telefone (44) 3026-3009 ou contato@iepec.com
Fonte: IEPEC
O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…
Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…
O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…
O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…
Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…
O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…
This website uses cookies.