Conheça Maxwell, avião elétrico da Nasa - Agron Agronégocios Online

Conheça Maxwell, avião elétrico da Nasa

Compartilhar

Tecnologia pretende reduzir o consumo de combustíveis e o tempo de voo, além de diminuir os custos de operação em 40%.

A Nasa anunciou recentemente o avião experimental X-57, propulsionado por motores elétricos. Apelidado de Maxwell em homenagem ao físico escocês James Clerk Maxwell – que realizou pesquisas pioneiras sobre eletromagnetismo no século XIX –, a tecnologia pretende reduzir a utilização de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes.

A aeronave é formada por 14 motores elétricos e foi desenvolvida para utilizar 5 vezes menos energia do que um avião normal para trafegar a uma velocidade aproximada de 280 quilômetros por hora. Como a propulsão é inteiramente elétrica, o avião não emite gás carbônico.

De acordo com a Nasa, o avião é composto por 12 motores menores, que distribuem a energia entre si para decolagens e aterrissagens, e dois outros grandes motores utilizados para manter o avião em altitude de cruzeiro. A tecnologia pretende reduzir o consumo de combustíveis e o tempo de voo, além de diminuir os custos de operação em 40% – já que a propulsão elétrica permite que o avião trafegue abaixo de sua capacidade máxima.

Maxwell também será mais silencioso, como é esperado de um modelo de transporte que utiliza motores elétricos. Segundo a agência espacial americana, o X-57 faz parte de um projeto que pretende desenvolver aeronaves com mais eficiência energética em 10 anos, chamado New Aviation Horizons.

Anuncio congado imagem

O avião marca mais um episódio dos chamados “x-planes”, aviões experimentais realizados pelos Estados Unidos para testar novas tecnologias. De acordo com a agência espacial americana, o primeiro deste tipo ficou conhecido em 1947 e se chamava x-1 (sendo o primeiro avião a romper com a barreira do som).

“Dezenas de x-planes de todas as formas, tamanhos e propostas se seguiram – e todos contribuíram para nossa sermos líderes mundiais em tecnologias para aviação e espaço. Aviões como X-57, e os próximos que virão, nos ajudam a manter este papel”, afirmou Jaiwon Shin, administrador da Diretoria de Missões de Pesquisas Aeronáuticas da Nasa.

Fonte: Veja Online.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!