Dicas práticas para conservar a bateria de seu veículo
A bateria é um acumulador onde se concentra toda a energia de um veículo e se não estiver carregada, o carro não é alimentado e nada funciona. Ao sair da montadora, o sistema elétrico do veículo é projetado para os equipamentos de uso originais de fábrica, como vidro elétrico original e som original.
É por esse motivo que se recomenda redimensionar o sistema elétrico no caso de uso de um equipamento de som mais potente, pois a instalação de outros consumidores, exige da bateria uma carga elétrica que ela não está preparada para fornecer.
Segundo Leonor de Carvalho, proprietária da Emvel, em São Luís – MA, toda bateria de carro requer alguns cuidados básicos para prolongar sua vida útil como:
1 – Evitar deixar acessórios ligados sem que o motor esteja em funcionamento.
2 – Antes de instalar acessórios como alarmes, lâmpadas e sistema de som, verificar a capacidade da bateria e do alternador (que transforma energia mecânica em energia elétrica), sempre com acompanhamento técnico, pois a sobrecarga do sistema elétrico, pode causar pane e até incêndio do veículo.
3 – Evite manter equipamentos como luzes e sistema de som em funcionamento ao dar a partida no veículo, principalmente com o motor frio.
O sinal mais evidente de uma bateria fraca é quando o carro apresenta dificuldades para dar partida, principalmente pela manhã. Outro sinal diz respeito às luzes dos faróis. Se a iluminação se apresentar irregular ou fraca quando o motor não estiver em funcionamento, pode ser um indíco de que a bateria esteja com problemas.
Você pode fazer um teste de sua bateria numa loja especializada em baterias ou oficina, para ver se o problema está relacionado com a bateria ou com o carregamento do alternador. Sua bateria ínimo 12 volts para funcionar.
Leonor dá outra dica: se os polos da bateria estiverem muito esverdeados, devido à oxidação, o alternador não consegue carregar a bateria devido à baixa amperagem, impedindo o funcionamento do veículo. Para que isso não aconteça, desconecte os terminais da bateria, limpe os polos com o ílio de uma lixa e dê algumas pinceladas com vaselina antes de reconectar os cabos.
Se você tem um carro que fica muito tempo parado, como um carro antigo, por exemplo, o ideal é fazê-lo funcionar pelo menos uma vez por semana, deixando-o ligado até que o eletroventilador ês vezes.
Fonte: Clique automotivo.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











