Orientação sobre uso de lastro sólido e lastro líquido

Compartilhar

A tração, ou força de tração que um pneu pode exercer, é proporcional ao peso que ele carrega. Quanto maior a carga em um pneu, mais força de tração ele exerce no solo. Essa carga deve sempre respeitar a relação pressão de ar interna versus peso incidente por pneu – cada carga incidente possui uma pressão de ar interna correspondente. Isso é normatizado pelas tabelas da ALAPA – Associação Latino-Americana de Pneus e Aros.

 

O caminho para assegurar a tração e reduzir a patinagem é adicionar peso ao trator a fim de obter uma boa relação peso X potência (consulte o fabricante do equipamento para maiores detalhes). Esse peso é chamado de lastro.

 

O lastro pode ser sólido – pesos de metal colocados nas rodas – ou líquido, que se faz substituindo parte do volume de ar dos pneus por água. Normalmente pode-se usar aditivos anticongelantes para evitar o congelamento da água nos pneus onde as temperaturas externas são muito baixas. Em países de clima tropical utiliza-se somente água para o lastro líquido.

Anuncio congado imagem

 

Sempre que possível recomenda-se o uso de lastro sólido em vez de lastro líquido. Isso se faz substituindo o lastro líquido pela mesma quantidade em peso de lastro sólido. Nos casos onde o lastro líquido é inevitável, pode-se seguir o procedimento ao lado:

 

DISTRIBUIÇÃO DE PESO MÉDIO – RECOMENDA-SE CONSULTAR O FABRICANTE DO EQUIPAMENTO:


 

PROCEDIMENTO PARA USO DE LASTRO LÍQUIDO

Obedeça os procedimentos recomendados para montagem do pneu no aro (ALAPA).

Monte o pneu no trator conforme os procedimentos recomendados (ALAPA).

A operação de lastramento com água deve ser feita com a roda montada no trator e levantada do solo.

Gire a roda até que a válvula fique na posição superior de 12:00 horas.

Retire o núcleo da válvula.

Encha o pneu com água utilizando uma mangueira comum acoplada a um adaptador próprio para este fim.

Quando o enchimento atingir o nível da válvula (75% do pneu), iniciará um vazamento do excedente pelo adaptador.

Pare a operação de enchimento e recoloque o núcleo da válvula.

Infle o pneu com uma ou duas libras acima da pressão recomendada para a operação, com a válvula ainda na posição superior.

Gire a roda até que a válvula fique na posição inferior de 06:00 horas e recoloque-a no solo.

Calibre o pneu à pressão recomendada.

Não se esqueça da tampa da válvula.

 

VOLUME MÁXIMO DE LÍQUIDO RECOMENDADO

Pneus Diagonais

Observar o máximo de 75% do volume do pneu para não eliminar suas propriedades de flexão e amortecimento.

 

Pneus Radiais

Somente em casos especiais e com recomendação do fabricante, preencher com até 40% do volume do pneu.

Recomenda-se sempre que possível substituir o lastro líquido pelo equivalente em peso em lastro sólido.

 

Fonte:  Titan.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *