Vacinação contra febre aftosa em 2013
RS: Segundo a Secretaria da Agricultura a campanha de vacinação do ano passado foi bem sucedida.
Desde 2004, o Estado do Rio Grande do Sul não atingia índices tão altos na vacinação contra aftosa. Conforme Secretaria da Agricultura a este ano na segunda etapa os números chegaram a quase 100% de cobertura. Para o secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, o atual índice tem explicação.
“Estamos investindo R$ 60 milhões na retomada da defesa agropecuária gaúcha, reformando as 248 Inspetorias de Defesa Agropecuária e fazendo concurso público para chamar mais 130 fiscais agropecuários. Além disso, temos forte parceria com os sindicatos rurais, prefeituras e os próprios produtores, os mais beneficiados. Juntos, conseguimos manter o status sanitário livre de aftosa e acender a mercados que pagam mais pelo nosso produto, que já é de qualidade”.
No País, na primeira etapa realizada este ano a média de cobertura ficou em 97,32%. O Rio Grande do Sul figura entre os dez estados com maiores índices. Os resultados da segunda etapa ainda não foram concluídos pelo Ministério da Agricultura porque muitos estados ainda não enviaram relatórios. Na primeira fase, concluída em maio, a vacinação obteve 97,7% de cobertura de um total de pelo menos 14 milhões de animais, de todas as idades, superando a meta de 90%.
O governo gaúcho, por meio da Secretaria da Agricultura, investiu R$ 11 milhões na compra de oito milhões de doses entre as duas etapas. Elas são distribuídas gratuitamente a produtores que se enquadram nos critérios do Pronaf e da Agricultura Familiar e têm até cem animais por propriedade. Mesmo se comprou ou retirou de graça, o produtor deve comunicar também a quantidade de animais que vacinou.
O não recebimento das informações por parte da inspetoria pode fazer com que o rebanho apareça no sistema como não vacinado, estando sujeito a notificações e autuações.
Fonte: Portal Boi Pesado SC.

