Argentina entra na reta final de plantio

Compartilhar

Argentina entra na reta final de plantio, mas clima quente preocupa produtores.

 

Lavouras de soja no Paraguai prometem rendimentos superiores às médias do ano passado Enquanto Brasil e Paraguai observam as lavouras de verão entrando em fase crucial de desenvolvimento – período reprodutivo –, na Argentina, os trabalhos de plantio ainda correm solto.

 

Levantamento divulgado na última sexta-feira (27) pelo Ministério da Agricultura (MinAgri) e Bolsa de Cereales, aponta que a sementes de soja ocuparam 83,2% da área e as de milho 73,4% do total a ser cultivado na temporada 2013/14.

 

Os índices estão à frente do registrado nesta mesma época do ano passado. Estimativas oficiais indicam que a produção deve superar as 50 milhões de toneladas da oleaginosa e mais de 20 milhões do cereal. Porém, os volumes só devem ser concretizados se o clima favorecer o desenvolvimento das plantações, que estão em fase inicial de desenvolvimento.

 

O pico de colheita é previsto para março. Por enquanto, maior parte da área agrícola do país vizinho está em boas ou excelentes condições, segundo o MinAgri. Mas uma onda de calor que atingiu o Sul da América do Sul nas últimas semanas preocupa os produtores.

Anuncio congado imagem

 

No Paraguai, as lavouras prometem produtividades acima da média do ano passado. Brasil, Argentina e Paraguai são responsáveis pela maior fatia das exportações globais de soja. Caldeirão 40º C É a temperatura registrada em alguns pontos da Argentina nesta última semana, como a capital Buenos Aires. Meteorologia diz que este é o ano mais quente das últimas quatro décadas no país.

 

Fonte: Gazeta do Povo (AgroGP).


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *