Carne de Javali conquista paladares brasileiros

Compartilhar

As chamadas “carnes de caça” estão cada vez mais presentes no cardápio do brasileiro. As razões para essa elevação vão do hábito de consumir regularmente proteína de origem animal até a padronização de cortes de animais como javali, cateto, queixada e capivara.

Justamente por ser a mais conhecida do paladar brasileiro, a carne de javali é a mais presente nos menus.

 

A marca Temra, especializada nesse animal, com sede em Araçariguama (SP), está entre as principais distribuidoras da carne no país. A diretora comercial, Maria Tereza Fleury de Alvarenga, conta que a comercialização atual chega a 7 mil kg de carne de javali por mês. O dobro do registrado em 2011.

 

Implementado há mais de 20 anos, o projeto da empresa cria e industrializa a carne de javali com a assessoria de zootecnistas e médicos veterinários. Como forma de preservar espécies e reduzir a caça ilegal, os criatórios de animais selvagens devem seguir as regulamentações do Ibama, que, além de fiscalizar, determina condições de criação, manejo e reprodução dos animais. Restaurantes e varejo devem trabalhar somente com produtores registrados no órgão.

 

A produção da Temra é feita em parceria com a Fazenda Novo Horizonte, que mantém um plantel que hoje conta com aproximadamente 2.000 animais. “Através de parceria com produtores, desenvolvemos pesquisas de manejo, nutrição e sanidade nas unidades de produção”, afirma a diretora.

Anuncio congado imagem

 

Segundo Alvarenga, para aumentar a produção e conquistar o público, a empresa estabeleceu parcerias com renomados chefs. “Quando iniciamos os estudos de padronização contamos com a participação de chefs, que puderam desenvolver o corte que gostariam de ter em suas elaborações”, revela. Atualmente, além de cortes padronizados, a Temra vende linguiças e defumados.

 

Propriedades da carne de javali

Ancestral do porco doméstico, o javali tem carne magra, tenra e com baixo teor de gordura.

 

O índice de colesterol nesse tipo de carne é quase inexistente. Quando comparada à carne bovina, ainda apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas e 15% mais minerais.

 

Além disso, a carne de javali possui algumas características que ajudaram no incremento de seu consumo, como a saudabilidade (análise da carne), a fácil digestão e o paladar suave.

 

Fonte: SRB


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!