Zoneamento prevê plantio da safrinha em MS

Compartilhar

Portaria com zoneamento foi publicada nesta sexta no Diário da União. Zoneamento destaca período de menor risco climático para cultura.

 

Portaria da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que foi publicada na edição desta sexta-feira (29), do Diário Oficial da União, determina o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o milho segunda safra (safrinha), em Mato Grosso do Sul.

O zoneamento é valido para o ciclo 2013/2014 e projeta que o plantio em condições de baixo risco climático para o bom desenvolvimento da cultura deverá ocorrer no estado entre 1º de janeiro e 10 de março de 2014.

Conforme a portaria, a identificação do período mais propício a safrinha em Mato Grosso do Sul foi feita com base em análises térmicas e hídricas, que levaram em conta entre outros aspectos: a precipitação, evapotranspiração, ciclos e fases das cultivares e a capacidade de água disponível dos solos.

A portaria ressalta ainda a importância do zoneamento de risco climático para a cultura lembrando que a produtividade do segundo ciclo do milho pode ser bastante afetada pelo regime de chuvas e por limitações de radiação solar e de temperatura na fase final do seu ciclo.

Anuncio congado imagem

Por fim, o documento destaca que a estimativa de outubro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safrinha em Mato Grosso do Sul aponta que a produção pode chegar a 7,45 milhões de toneladas neste ciclo.

 

Fonte: Anderson Viegas – Do Agrodebate


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *