Britânicos acendem árvore de Natal com bioenergia
Britânicos acendem árvore de Natal com energia produzida por vegetais
O que fazer com a couve que as crianças deixam no prato? Parece que cientistas britânicos descobriram a resposta para o desperdício dos vegetais. Eles usaram couves-de-bruxelas para acender as luzinhas de uma árvore de Natal.
Os cientistas dividiram os vegetais em cinco células de energia. Eles colocaram eletrodos de cobre e zinco em cada uma das 1000 couves usadas no experimento para criar uma reação química. Enquanto os vegetais ficarem frescos, o resultado gerado será uma corrente de energia, que é armazenada em um capacitor e lançada para 100 LEDs.
couve-bruxelas-reproducao
As mil couves produzem uma corrente de 63 volts e são os vegetais menos eficientes para experiências desse tipo, o que deve ter tornado o trabalho mais interessante (e difícil). Os cientistas conseguem monitorar a voltagem da bateria de couve de Bruxelas graças a um monitor. De acordo com o Daily Mail, é possível tocar na bateria sem levar choque, pois ela está incluída na categoria de extra-baixa tensão. Ou seja, só faz cócegas.
A criançada que não gosta muito de verduras vai poder dar uma desculpa para os pais na hora que se recusar a comer vegetais. É só dizer que as sobras vão ser usadas para uma experiência da escola… (PS: nada de desperdiçar comida.)
Fonte: Jaime Mitchell – Suoperinteressante

