Cultivo desorganizado está prejudicando a preservação das variedades. Em Manaus, só quem conhece bem a cidade encontra os locais de venda.
Maçã, pera, uva. Na banca de Alcinda Souza, que trabalha em uma feira popular de Manaus, é possível encontrar quase tudo, mas bacuri, pajurá, sapotilha, ingá e abricot, que são frutas regionais, estão em falta.
Quem é do Amazonas procura, mas é sempre assim, difícil encontrar os frutos da região.
Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, não existe um cultivo organizado das frutas nativas. O trabalho é extrativo e grande parte do que é colhido vai para sorveterias e casas de suco.
Quem quer resgatar os sabores regionais tem que procurar bastante. Na banca de Osvaldo Sadala, por exemplo, o amazonense faz a festa, mas o vendedor também sente dificuldade para encontrar as frutas amazônicas.
]
Leonardo Oliveira tem uma banca bem ao lado e quase sempre têm os frutos da floresta porque cultiva no quintal de casa, trabalho que foi passado de geração para geração e já dura mais de 30 anos.
Como não existem em grandes plantações, algumas frutas regionais da Amazônia são encontradas nos quintais das casas, nos sítios e na casa de Leonardo, que têm várias fruteiras típicas.
No quintal da família tem tucumã, piquiá, sova, abil e até biribá. O meio de vida é uma verdadeira fonte de frutas amazônicas.
Fonte: Globo Rural
Muito além da obediência: algumas capacidades dos cães continuam desafiando a ciência e explicam por…
Com as plantas certas, até poucos metros quadrados podem ganhar camadas, altura e uma sensação…
O corpo humano realiza milhares de ajustes silenciosos por dia para manter equilíbrio, proteção, energia…
A safra americana de grãos avança em boas condições e aumenta a pressão sobre soja,…
O minikiwi lidera a tendência das minifrutas no Brasil, impulsionada por lares menores, praticidade no…
A safra de trigo do RS deve cair 36,4% em 2026 devido à redução de…
This website uses cookies.