Alternativa para pequenos produtores do RS
Biogás é alternativa para pequenos produtores do Rio Grande do Sul.
Municípios gaúchos têm grande potencial para a geração de biogás. Esse é o resultado do diagnóstico elaborado pelo Instituto Brasil, com base numa pesquisa realizada em quatro cidades: Santo Ângelo, Entre-Ijuís, São Pedro do Butiá e São Miguel das Missões.
O estudo concluiu que o maior desafio para a produção da energia renovável no Estado é a formação de consórcios entre pequenos municípios com até 25 mil habitantes.
O relatório considerou a produção das energias hídrica, eólica, solar e de biomassa. De acordo com o presidente da Famurs, Valdir Andres, é necessário que a produção de biogás seja feita em larga escala.
“O desafio agora será unir os pequenos produtores para que eles possam transformar essa energia em lucro”, destac ou Andres. A partir de 2014, os agricultores terão a possibilidade de vender energia produzida pelo biogás para as concessionárias de energia elétrica.
“Vamos fazer com que a produção do agricultor substitua a energia que ele compra. Isso aquece a economia do município e evita a poluição do manancial hídrico”, ressalta o presidente do Instituto Brasil, Giovanni Scarascia.
O dirigente do Instituto reforça, no entanto, a importância das prefeituras terem um departamento voltado às energias renováveis para tratar de projetos na área. A apresentação do diagnóstico aconteceu nesta quarta-feira (06.111), durante a realização da 3ª edição do Ambiental Brasil 2013, no salão de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 514).
O encontro continua nesta quinta-feira (07.11). Promovido pelo Instituto Brasil, o evento é destinado para gestores municipais, estudantes, profissionais das áreas de desenvolvimento, energia e meio ambiente, além de empresários do setor.
Fonte: http://www.esalq.usp.br

