Sustentabilidade é importante para o setor do café

Compartilhar

Gabriel Bartholo, pesquisador da Embrapa, lembra que o mercado demanda cada vez mais cafés diferenciados.

 

Garantir a qualidade do café e a sustentabildiade da produção é importante para o cafeicultor, segundo pesquisador da Embrapa (Foto: Luciana Santos/Uberlândia-MG)

O consumidor estrangeiro está cada vez mais demandante de café de melhor qualidade. De acordo com o pesquisador da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, atualmente, o mercado de cafés especiais cresce a taxas de 15 ao ano, enquanto o café “commodity” apresenta taxas em torno de 2% ao ano.

 

Esta é uma razão, de acordo com o pesquisador, que torna importante o desenvolvimento da produção voltada para a melhoria da qualidade do produto e com sustentabilidade. “Os setores da exportação e da indústria visam atender às expectativas dos consumidores com conceito sustentável, assegurando o suprimento de produto com qualidades e quantidades requeridas pelo mercado”, afirma.

 

No campo da sustentabilidade, Bartholo lembra que basicamente três aspectos estão envolvidos: o econômico, o social e o ambiental. A atenção ao primeiro abrange fatores como a utilização racional de recursos e a gestão de risco para a garantia de rentabilidade no negócio.

Anuncio congado imagem

 

“Apresentar vantagens comparativas potenciais, como a introdução de novas tecnologias capazes de promover economia e o uso eficiente dos recursos disponíveis; a redução da vulnerabilidade e gerência do risco na produção; e a contribuição para a geração de riqueza e redução de custos”, recomenda o pesquisador.

 

No aspecto social, Bartholo ressalta a importância do cumprimento de legislações de trabalho, tanto em âmbito nacional como internacional. Outro aspecto importante é a valorização dos profissionais da propriedade e o estabelecimento de relações com a comunidade onde o cafeicultor está inserido.

 

Já no aspecto ambiental, terceiro item do “tripé” da sustentabilidade, o pesquisador da Embrapa Café recomenda o uso de técnicas que preservem a qualidade do solo e minimizem impactos. “Respeito aos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas, onde as áreas de preservação permanente devem ser identificas, protegidas e mantidas, para a preservação e multiplicação de inimigos naturais, visando promover o controle biológico natural.”

 

Uma alternativa interessante, segundo ele, é manter uma distância de cerca de 5 metros entre a lavoura e áreas de preservação permanente para evitar possíveis contaminações.

 

“Para garantir o desenvolvimento da cafeicultura de forma sustentável é necessária a realização de mudanças no processo produtivo, utilizando as boas práticas agrícolas”, ressalta Gabriel Bartholo. Entre as práticas, está o uso de sementes certificadas e provenientes de viveiros autorizados e a devida identificação dos talhões para garantir a rastreabilidade da produção.

 

“Na formação de cafezais, o plantio deve seguir os preceitos de conservação do solo com plantio em nível para proteger da erosão, fertilização de plantio e de cobertura com base na análise do solo recorrendo a laboratórios que participam de ensaios de proficiência. Utilizar corretivos e fertilizantes, registrados no Mapa, registrando a data e a quantidade aplicada por talhão”, diz Bartholo.

 

Outra recomendação é o cafeicultor observar a Instrução Normativa 49, que trata da Produção Integrada de Café. “Seu principal objetivo é promover a inclusão de produtores (principalmente da cafeicultura familiar) nos modernos conceitos de produção sustentável e garantir por meio de elementos de capacitação e transferência de tecnologia”, explica o pesquisador da Embrapa Café.

 

Gabriel Bartholo lembra que as normas foram desenvolvidas com embasamento técnico e científico. Elas trazem critérios e indicadores que, segundo ele, permitem “a avaliação do estado ou dinâmica de um agro-ecossistema de café e do sistema social a ele associado.”

 

Fonte: Globo Rural Online


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *