Sustentabilidade no fórum do agronegócio
Riedel aborda sustentabilidade no I Fórum de Agronegócios.
Plantio direto na palha, sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), uso de biodigestores, recuperação de pastagens, fixação biológica de nitrogênio, são alguns dos exemplos de sustentabilidade na produção agropecuária brasileira. Estas técnicas serão abordados pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, durante o painel “Novos Rumos do Agronegócio Sustentável no Brasil”, nesta sexta-feira (25), durante o I Fórum de Agronegócios, que acontecerá entre 8h e 12h30, no Bahamas Apart Hotel, em Campo Grande.
Segundo Eduardo Riedel, a agropecuária brasileira é modelo de sustentabilidade, com baixos índices de desmatamento, melhor uso de áreas já cultivadas, recuperação de pastagens degradadas, observância das leis ambientais (APPs e reserva legal) e melhoria do rendimento com melhor balanço de carbono.
“O agronegócio é peça fundamental para a alimentação do mundo. A associação da eficiência com a sustentabilidade torna o Brasil um exemplo a ser seguido”, ressalta Riedel.
O fórum é promovido pela Amcham Campo Grande e tem como objetivo debater as ações necessárias para o desenvolvimento do setor, conhecer as melhores práticas do mercado brasileiro e as novas estratégias de parceria e de crescimento do setor. Além da sustentabilidade no agronegócio o evento trará discussões sobre os desafios e as oportunidades de campo frente à demanda internacional por alimentos e reunirá o diretor de Relacionamento com Pecuarista do JBS, Eduardo Pedroso e o líder de Sustentabilidade e Negócios de Pastagem da Dow AgroSciences, Roberto Risolia.
O evento contará com a presença do presidente da Associação de Criadores de Novilho Precoce, Alexandre Scaff; do gestor de Estratégia da Totvs, Sidnei Regi Júnior e do superintendente estadual do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes, que participarão do último painel sobre as iniciativas que fomentam o agronegócio brasileiro.
Voltado para produtores rurais e interessados no setor, as inscrições podem ser realizadas no local do evento. Para mais informações, ligar no (67) 3222 – 1336.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.

