JBS no Texas é proibida de exportar para C. do Sul
Uma unidade da JBS no Texas foi proibida de exportar carne para a Coreia do Sul, depois de o país ter detectado o suplemento zilpaterol, conhecido pela marca Zilmax, em amostras que vieram daquela unidade. A suspensão envolve carne e produtos de carne processados em uma instalação da Swift Beef Company em Cactus, Texas, e embarcados em 9 de outubro ou após essa data. A Swift Beef é uma subsidiária da JBS USA, unidade do grupo de alimentos JBS nos Estados Unidos.
Um teste feito em 24 de setembro encontrou zilpaterol em 22 toneladas de carne da Swift Beef, afirmou o ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos da Coreia do Sul.
O Zilmax é um aditivo de promoção do crescimento oferecido ao gado nas semanas finais antes do abate, e pode adicionar cerca de 2% ao peso de um animal.
‘Nós vamos realizar testes em outros lotes de carne bovina dos Estados Unidos selecionadas aleatoriamente e intensificar as inspeções sobre a carne de todos os locais de processamento de carne bovina do país se encontrarmos mais zilpaterol’, disse Ha Tae-eun, um funcionário do ministério.
No começo de agosto, a Tyson Foods enviou uma carta a seus fornecedores dizendo que não aceitaria mais animais alimentados com a substância, depois de ter recebido alguns que tinham dificuldade para se movimentar. Ainda em agosto, a Cargill suspendeu a compra de gado alimentado com Zilmax, mas informou que ainda utilizaria os animais que eram mantidos em suas instalações e recebiam a substância.
A divisão de saúde animal da Merck & Co. anunciou no dia 16 daquele mês a suspensão temporária das vendas do suplemento nos Estados Unidos e no Canadá.
Fonte: Dow Jones Newswires.

