Categories: Notícia

Venda de etanol cresce 13,6% em setembro

O volume de etanol comercializado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul foi de 2,24 bilhões de litros em setembro, alta de 13,59% sobre um ano atrás. Segundo a União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), o crescimento foi impulsionado pelas vendas ao mercado doméstico, que somaram 1,92 bilhão de litros, frente a 1,49 bilhão de litros em setembro de 2012. Em contrapartida, as exportações recuaram 32,75% no comparativo com a safra anterior, totalizando 321,80 milhões de litros.

 

Publicidade

‘Deste volume destinado ao mercado interno, 1,14 bilhão de litros refere-se ao etanol hidratado, contra 959,03 milhões de litros observados em setembro do último ano. Já o volume comercializado de etanol anidro alcançou 770,22 milhões de litros em setembro deste ano, representando um crescimento de 44,85% sobre o valor registrado em 2012’, disse a Unica em nota distribuída nesta quinta-feira, 10.

No acumulado de abril até 1º de outubro, as vendas de etanol somaram 13,23 bilhões de litros (7,28 bilhões de litros de etanol hidratado e 5,95 bilhões de litros de etanol anidro), contra 10,72 bilhões comparativamente ao mesmo período da safra passada. Do volume total comercializado em 2013, 11,27 bilhões de litros destinaram-se ao mercado doméstico e 1,96 bilhão de litros à exportação.

ATR
De acordo com a Unica, a concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima processada totalizou 150,32 quilos nos últimos 15 dias de setembro, próximo aos 150,14 kg na mesma quinzena de 2012. ‘Porém, no acumulado desde o início da safra 2013/2014 até 1º de outubro, o teor de ATR alcançou 133,08 kg por tonelada de cana-de-açúcar, frente a 133,70 kg apurados em idêntico período do último ano.’
‘O indicador de ATR obtido por meio das análises laboratoriais de amostras da cana indica que o clima observado na segunda metade de setembro já promoveu uma retração na concentração de açúcares na planta, a qual deve ser refletida nos dados de produção da primeira quinzena de outubro’, afirmou no comunicado o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. A queda do ATR na primeira quinzena de outubro deve ser significativa, acrescentou o executivo.

‘Esta redução do teor de açúcares na planta está em consonância com a nova projeção divulgada pela Unica em 1º de outubro. Segundo esta estimativa, a concentração de ATR ao final da safra 2013/2014 será de 134,00 kg por tonelada, abaixo dos 136,70 kg projetados em abril e dos 135,57 kg registrados na safra 2012/2013’, observou a Única.

 

Fonte: Unica

Janielly Santos

Published by
Janielly Santos

Recent Posts

Preço da Arroba do Boi China chega a R$ 355 e chama atenção

Confira o preço da arroba do boi China nos principais estados produtores e entenda os…

4 horas ago

Preço da Arroba do Boi Gordo Hoje: Veja Onde Passa de R$ 350

Confira o preço da arroba do boi gordo hoje nas principais praças pecuárias do Brasil…

4 horas ago

Árvore-do-viajante: estes 4 locais são perfeitos para destacar o visual exótico da planta e valorizar o paisagismo de áreas externas

Quando a Árvore-do-viajante ganha espaço para crescer, ela transforma a leitura visual de todo o…

9 horas ago

Risco pós-colheita: O segredo macabro que devora safras recordes

O risco pós-colheita e o manejo incorreto da umidade nos silos ameaçam sua rentabilidade. Descubra…

22 horas ago

Preço do milho desaba para menor valor do ano com safra

O preço do milho registra as menores médias nominais do ano com o avanço da…

23 horas ago

This website uses cookies.