Resistência da Helicoverpa na lavoura

Compartilhar

Lagarta Helicoverpa resiste a 4 produtos nas lavouras de MT.

 

O coordenador da Comissão de Defesa Vegetal da Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, informou que foram testados quatro produtos para matar a Helicoverpa em lavouras mato-grossenses e que 20% das lagartas permaneceram vivas. Ele apontou que a falta de conhecimento para combater a praga ainda é preocupante. “Falta conhecimento e unanimidade sobre as técnicas adequadas de controle”, aponta Wanderlei.

 

Ele não divulgou os nomes dos produtos porque a eficácia do combate à praga depende de outras circunstâncias, como a forma de aplicação e a incidência de chuva no local onde ocorreu o manejo.

 

Ele adiantou que a situação em lavouras recém-plantadas é ainda mais crítica e considera que a troca de informações entre técnicos e produtores pode melhorar a situação. O coordenador citou o caso de um grupo, criado na região de Sapezal, que visa unificar ações de combate e controle da Helicoverpa.

 

“Não adianta só esperar novos produtos, mas saber adequá-los da forma correta”, afirmou. Wanderlei Dias Guerra afirmou que o Ministério da Agricultura está acompanhando o caso e criando um banco de dados, e sugeriu que o desafio de averiguar a eficiência dos produtos autorizados e ajudar a disseminar as informações para os produtores seja da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja).

Anuncio congado imagem

 

A safra de soja em Mato Grosso está no início (embora um pouco atrasada em relação ao ano passado devido a falta de chuvas) e os prejuízos que a Helicoverpa podem causar é uma das preocupações dos agricultores.

 

Fonte: Agronotícias.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *