Governador André elogia visão do prefeito Murilo
Governador prometeu oficializar entrega do Distrito Industrial ao município e executar as obras de infraestrutura interna.
Durante abertura do 7º Canasul e da 3ª Feira Agrometal de Mato Grosso do Sul, quarta-feira à noite, o governador André Puccinelli elogiou a visão do prefeito Murilo e anunciou apoio à formação do “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados”.
“Podem falar o que quiserem do Murilo, que ele é ‘quietão’, que é isso e aquilo, mas ele tem visão”, afirmou André sobre o trabalho do prefeito para criar em Dourados o polo de manutenção industrial de Mato Grosso do Sul. “Ele insistiu em fazer o polo de manutenção em Dourados e está acontecendo”.
O governador ainda anunciou que conseguiu resolver as questões judiciais com posseiros que ocupam parte da área do Distrito Industrial de Dourados e que vai finalizar o processo de doação para o município. Prometeu asfaltar o acesso e criar a infraestrutura interna, com recursos do programa MS Forte 2. O Distrito Industrial tem área de 400 hectares.
“O setor é bem vindo em Mato Grosso do Sul. Venham para Dourados. Os empresários que quiserem vir terão o nosso apoio; a prefeitura dá o terreno e nós daremos os melhores incentivos fiscais”, afirmou André. “Venha ganhar dinheiro em Mato Grosso do Sul”, convidou o governador.
André ainda disse que o Mato Grosso do Sul é o futuro do Centro-Oeste e o Centro Oeste é o futuro do Brasil. Para ele, o ideal é que o Estado tenha 40 usinas grandes de etanol, açúcar e cogeração de energia. Hoje são 22 operando.
Já a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Maria Tereza Cristina Correa da Costa, destacou que o setor sucroenergético está estabelecido, forte e em desenvolvimento no Estado. Lembrou o fato de as usinas ajudarem o Estado a exportar energia.
“Com toda a crise no setor e por mais que a Petrobras não o favoreça, os investimentos estão acontecendo; não tem usina nova em projeto, mas a maioria das existentes está ampliando”, lembrou Tereza. Ainda segundo a secretária, o desafio agora é fazer o produtor virar fornecedor de cana, como ocorre em São Paulo. Ela ainda parabenizou o prefeito Murilo e a secretária Neire Colman pela criação do polo de manutenção em Dourados.
O diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, também parabenizou Murilo e Neire pela feira, que ele classificou de grande importância. Mendonça informou que 25 empresas âncoras estão inscritas para oferecer serviços para micro e pequenas empresas cadastradas na Rodada de Negócios, que acontece nesta sexta-feira, das 14h às 20h. A expectativa é de R$ 30 milhões em negócios.
O vice-presidente regional da Fiems, Sidnei Piteri Camacho, destacou o esforço da prefeitura em promover um evento do tamanho do Canasul & Agrometal. “A gente fica feliz e acredita que o resultado ao longo dos anos será bastante positivo”.
O EVENTO
O Canasul & Agrometal é promovido pela Prefeitura de Dourados e Simme (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos da Grande Dourados), com patrocínio da Mecat Inovações Tecnológicas, Banco do Brasil e Oca Ambiental. Os parceiros são a Biosul, Ceise Br, Sistema Famasul, Fiems, Gegis, governo do Estado de MS/Seprotur, Sebrae, Embrapa Agropecuária Oeste, Sindicato Rural de Dourados, Sulcanas, Stimmmder e Interi Jr., Allianz Agência de Viagens, Hotel 10 e Nobre Real.

