Embrapa Uva e Vinho apresentará rótulos em braile

Compartilhar

Embrapa Uva e Vinho apresentará rótulos em braile na Expointer, Unidade de pesquisa também lançará no evento a publicação ‘500 perguntas, 500 respostas – Maçã’, entre outras ações.

 

O conceito de inclusão é a base de uma das novidades que a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), levará para a edição deste ano de uma das maiores e mais importantes exposições-feira do mundo.

 

Na Expointer 2013, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, também no Rio Grande do Sul, a unidade de pesquisa apresentará o novo design dos rótulos dos produtos experimentais (vinhos, sucos e brandy) por ela desenvolvidos, que passarão a conter inscrições em braile.

 

A apresentação acontecerá sexta-feira da próxima semana, dia 30, em evento com início às 15h, no hall da Casa da Tecnologia (espaço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na Expointer).

 

“Há uma crescente preocupação das empresas e instituições em relação à acessibilidade, por portadores de necessidades especiais, tanto às suas instalações quanto aos seus produtos”, observa, a respeito da ação de inclusão de deficientes visuais, o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann.

Anuncio congado imagem

 

“Com os novos rótulos, a Embrapa também pretende inspirar no setor vitivinícola mais iniciativas no sentido de tornar seus produtos mais acessíveis a esse importante grupo de consumidores que, como cidadãos, têm direito a uma informação adequada à sua condição”.

 

Ainda na tarde do dia 30, no hall da Casa da Tecnologia, será lançada a publicação 500 perguntas, 500 respostas – Maçã (capa anexa), que tem como editores técnicos os pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho João Caetano Fioravanço e Regis Sivori Silva dos Santos.

 

O livro apresenta, de forma objetiva e esclarecedora, informações sobre os mais variados aspectos que caracterizam a produção de maçã no Brasil. Contempla, entre outros, temas como clima, solo, propagação, implantação de pomares, nutrição e adubação, cultivares e melhoramento genético, irrigação e fertirrigação, manejo de pragas e doenças, colheita, armazenamento e processamento da fruta.

 

Seguindo um formato de grande sucesso – o da coleção 500 Perguntas, 500 Respostas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –, é o resultado do trabalho conjunto de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e de instituições parceiras. Tem como objetivo principal contribuir para o avanço do conhecimento relativo à maçã, sendo direcionado a produtores, técnicos e estudantes.

 

Nesse sentido, a publicação considera que o cultivo de maçã – consolidado na região Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Estados responsáveis pela implantação dos pomares de macieira brasileiros nos moldes atuais – vem avançando para novas regiões, onde ele, há até bem pouco tempo, era praticamente inconcebível.

 

Assim, tanto para a manutenção e/ou elevação da produtividade e qualidade, tanto nas regiões tradicionais como nas novas fronteiras, o conhecimento, o que o livro 500 perguntas, 500 respostas – Maçã oferece, é fundamental. A publicação poderá ser adquirida na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/liv), por R$ 15,00 + despesas postais.

 

A Embrapa Uva e Vinho marcará presença na Expointer, ainda, promovendo uma série de eventos (confira a seguir) e apresentando tecnologias suas. Nesse sentido, no espaço Emater/RS-Ascar na feira estarão expostos sucos de cultivares de uva desenvolvidas pela unidade de pesquisa (bem como estará à disposição material impresso a respeito) e mudas de videira sadias.

 

Também na tarde do dia 30, no hall da Casa da Tecnologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária efetuará o lançamento de diversas tecnologias, assinaturas de convênio e homenagens.

 

Fonte: Embrapa Uva e Vinho.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *