Paternidade de touros da raça nelore
ABCZ está investigando a paternidade de 12 touros da raça nelore.
As centrais de inseminação artificial ABS Pecplan, Alta Genetics, CRV Lagoa e Central VR, forneceram amostras de sêmen para análise.
De acordo com comunicado emitido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, os procedimentos de verificação de possíveis erros de paternidade envolvendo 12 touros da raça nelore já estão em curso.
As possíveis inconsistências foram comunicadas à ABCZ em 30 de abril de 2013, a partir de resultados de estudos conduzidos pela Conexão Pecuária para o Melhoramento, Unesp Araçatuba e Unesp Jaboticabal.
No dia 26 de julho a Superintendência do SRGRZ se reuniu com a Coordenação de Produção Integrada e Pecuária do MAPA discutindo as decisões do CDT, de acordo com a Ata oficial da reunião. Desde então, conforme determinações do MAPA, todo o processo de coleta das amostras passou a ser conduzido por fiscais federais daquela instituição cujas análises serão procedidas em laboratórios oficiais, sob a supervisão daquele órgão.
A ABCZ assessora o MAPA nos procedimentos e neste sentido, todos os esforços, de ambas as partes, têm sido feitos para agilizar a coleta e envio para análise. A etapa de coleta das amostras já se iniciou e deve ser concluída no início do mês de agosto.
As centrais de inseminação artificial ABS Pecplan, Alta Genetics, CRV Lagoa e Central VR, forneceram amostras de sêmen para análise.
Ainda de acordo com a Associação, tão logo as análises sejam conclusivas, os resultados oficiais serão tornados públicos.
Fonte: Notícias da pecuária.

