Deve ser baixado nos próximos 30 dias um decreto declarando emergência para permitir a importação e o uso de defensivos agrícolas que ainda não tiveram seus registros liberados, como é o caso dos fungicidas para controle da ferrugem asiática, que conta com apenas dois princípios ativos aprovados.
O Ministério da Agricultura vai levar ao Palácio do Planalto a proposta de liberação dos novos defensivos por meio de decreto de emergência, pois os agricultores precisam se preparar para o plantio da safra de verão que começa em setembro.
Essa medida é necessária por causa da falta de estrutura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovar os novos pedidos de registros feitos pelos fabricantes de agrotóxicos. ‘Existem mais de 340 pedidos em análise na Anvisa, que só tem condições de aprovar 40 por ano. Neste ritmo levará mais de oito anos para que todos sejam aprovados’, disse ele.
O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Fabrício Rosa, que acompanhou o deputado na audiência com o ministro, afirmou que os prejuízos provocados pela ferrugem ao longo dos últimos dez anos ultrapassam US$ 25 bilhões. Ele observou que os estudos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostraram que somente em Mato Grosso os prejuízos diretos provocados pela ferrugem na safra 2012/13 alcançaram US$ 1,5 bilhão, o equivalente a 40 milhões de sacas.
Fonte: Aprosoja
Descubra como o Processo Haber-Bosch revolucionou a produção de alimentos e permitiu o sustento de…
Conheça o Indubrasil, primeira raça zebuína consolidada no país. Descubra sua origem, impacto genético e…
A descoberta do Streptococcus pyogenes em uma múmia de 700 anos na Bolívia prova que…
Descubra como o hortifruti criativo de Júnior Fonseca viralizou, conquistou a Suécia e transformou a…
Confira o preço da soja pós-feriado nas principais praças do Brasil. Veja as cotações para…
Confira a atualização completa do preço do milho nas principais praças do Brasil após o…
This website uses cookies.